Guarda Municipal completa 29 anos com destaque para investimentos em pessoal e equipamentos

Linha de apoio
Evolução da corporação é marcada também pelo incremento tecnológico nos últimos anos
Publicado em 23/03/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:51
teste
Crédito
Arte/PMNH

Vinte e três de março é uma data especial para toda a comunidade de Novo Hamburgo. São comemorados hoje os 29 anos da fundação da Guarda Municipal (GM), corporação que traduz diariamente o conceito de proteção e dedicação, com as principais atribuições de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas do município, além do patrulhamento preventivo no combate à violência. Hoje é uma das instituições mais respeitadas no Brasil. Fundada em 1992, a GM tem atualmente 199 agentes, 171 homens e 28 mulheres.



“A Guarda Municipal de Novo Hamburgo, ao longo de seus 29 anos de existência, tem demonstrado ser imprescindível para a cidade de Novo Hamburgo. Com seu trabalho diuturno e dedicado em prol da comunidade, vem agregando valor às diferentes áreas de atividades em que tem atuado, entregando aos munícipes um serviço público de qualidade diante dos desafios que a vida em sociedade impõe às agências e aos agentes de segurança pública”, afirma o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon.

Ele destaca, nesta trajetória, duas propostas marcantes na evolução da corporação nos últimos anos: melhores condições de trabalho e maior aproximação com a comunidade. “Ambas as iniciativas orientadas para o aprimoramento da segurança pública na cidade, direito e responsabilidade de todos. Os indicadores de violência e criminalidade decrescentes nos últimos anos apontam para a acerto das iniciativas adotadas e registram o empenho cotidiano da Guarda Municipal de Novo Hamburgo na busca de melhores resultados”, completa o secretário.

Na atual administração, já foram investidos R$ 2,5 milhões para reaparelhamento da GM, o que compreende veículos e equipamentos como coletes de proteção balística, pistolas semiautomáticas, cones de sinalização, além de dispositivos de tecnologia da informação e comunicações.

Foram adquiridas, desde 2017, 19 novas viaturas. São três motocicletas Honda XRE 300, 11 Chevrolet Cobalt, duas caminhonetes L200 Triton e três caminhonetes Chevrolet S10, e ainda veículos aéreos não tripulados (VANTs), ou drones.



O diretor da Guarda, Ricardo Carvalho também destaca o investimento para aumento do efetivo e os cursos de formação e qualificação e em recursos materiais. "É importantíssimo ressaltar também, a integração com os demais órgãos de segurança do Estado, unificando esforços visando uma prestação de serviço de excelência para com a comunidade", completa Carvalho.

“Quando olhamos para estas quase três décadas, temos muito a comemorar em termos de crescimento da GM, quando entrei, os agentes não usavam armas, a tecnologia era limitada e, hoje, os investimentos são notáveis”, diz Luiz Barte, que passou a integrar a corporação na primeira turma e hoje atua como diretor de Habitação.

Cerca de 40% dos formados na primeira turma seguem na ativa, como Jocinara Maiano da Silva, 46. Atualmente ela é radioperadora e se define como apaixonada por todo o processo de comunicação que sua atividade envolve. Já atuou nas ruas, diz, mas é na intermediação da informação que se sente mais realizada. “Gosto de ver o resultado da minha interferência quando recebo uma informação para dar seguimento a uma ocorrência”, comenta a agente que foi a mais nova no concurso para a primeira turma da GM, em 1992. “Eu era uma jovem sonhadora de 18 anos que queria enfrentar o desafio de uma profissão relativamente nova, de grandes perspectivas", comenta Jocinara. Ao pensar no momento atual, ela se mostra orgulhosa em saber que a corporação é uma das forças na linha de frente do combate à pandemia da covid-19.

Histórico

A Guarda Municipal foi criada através da Lei Municipal nº. 05/90 de 1990. No dia 06 de janeiro de 1991, foi nomeado o Coronel da reserva da Brigada Militar, Antônio Francisco Mesquita Salgado, para assumir o cargo de Diretor da Guarda. No mês de fevereiro de 1992 ocorreu o concurso para selecionar os primeiros guardas. Foram selecionados 149 homens e 31 mulheres, que tiveram seus nomes homologados por Portaria, no dia 23 de março de 1992. Data esta, escolhida para o aniversário da corporação.

“Comemorar o aniversário é celebrar a vida. E, quando se trata do aniversário de uma instituição que tem por propósitos preservar a vida e proteger o patrimônio municipal, a comemoração ainda mais se justifica. Ao longo desses 26 anos de serviços prestados a Novo Hamburgo, a Guarda Municipal tem conquistado méritos pelas ações que empreende, em especial aquelas voltadas para a prevenção à violência. Nesse mister é imprescindível destacar o trabalho dedicado de homens e mulheres que, envergando o uniforme azul-marinho, se empenham em bem servir à comunidade”, frisa o Secretário de Segurança, General Roberto Jungthon

Situada na Rua Jaú, no bairro Pátria Nova, além de ações de combate à violência, a Guarda Municipal é responsável pela realização de programas e projetos de integração com a comunidade. Os servidores da corporação ingressam por meio de concurso público.