Grupo de aposentados dedica tardes a ensaios teatrais no Receptivo Turístico

Publicada em 22/05/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Adelia da Silva, Romilda de Mello e Aquisa Faré, da Diretoria de Turismo que auxilia os atores, com Lourival Pereira, José Godoy da Silveira, Artur Oliveira, Silvia Schramm e a arte-educadora Isabel Machado - Foto: Cler Oliveira / PMNH

Nas quintas-feiras à tarde, o Receptivo Turístico de Novo Hamburgo serve de ponto de encontro a um grupo de seis atores veteranos, com idades entre 74 e 90 anos. Durante o tempo que passam juntos, fazendo o que realmente gostam e bem no coração da cidade, é possível ouvir nas imediações as suas risadas e trocas de palavras, em um misto de felicidade e sabedoria que serve de inspiração a toda a gente. “O teatro é um prolongador de vida”, define o aposentado José Godoy da Silveira, 83, sobre a turma sênior de voluntários Reino Encantado, que ensaia no Receptivo Turístico há aproximadamente um mês.

Cheio de iniciativa, o pessoal “jovem há mais tempo” decidiu dar o melhor de si e está na expectativa por mostrar o seu talento artístico à comunidade. Dentre eles há dois ícones do teatro hamburguense, amigos de longa data, e que seguem em cena: Artur Oliveira, 74, o Arturzinho, e Lourival Pereira, 90, mais recentemente lembrados como os protagonistas da peça “O Quarto Sinal”, de grande sucesso nos palcos gaúchos.

O nome do grupo veterano define bem o clima que se instaura nas horas semanais em que estão juntos. “No nosso Reino não tem corrupção, tristezas ou doenças”, observa Arturzinho. “Somos soberanos na arte de levar a vida com alegria.” Alguns dos participantes integram a companhia de teatro Renascer, criada a atores da terceira idade que, desde 1993, se reúnem no Centro Social Urbano, no bairro Guarani.

A ideia de formar o Reino Encantado veio de Artur e da aposentada Silvia Schramm, 75. “Queríamos movimentar esse grupo que estava um pouco enferrujado”, diz ele em meio a gargalhadas. “Tínhamos um texto da jornalista Sandra Alcântara, que ganhamos de presente há uns 15 anos, e finalmente conseguiremos encená-lo.” O espetáculo que serviu de pretexto para a reunião foi “O Sumiço do Papai Noel”, que será apresentado no final do ano.

Primeira apresentação está programada para julho

Mesmo com pouco tempo de fundação, a vasta experiência dos integrantes do Reino Encantado já garantiu uma agenda de apresentações do grupo para os próximos meses. A primeira encenação já tem data marcada em 8 de julho, durante o Festeja Hamburgo Velho. O evento ocorre na Praça Monsenhor Edmundo Backes, mais conhecida como Praça da Matriz, localizada em frente à Igreja da Piedade, em Hamburgo Velho. A outra apresentação está programada para setembro, em data próxima às comemorações do Dia do Idoso. Por enquanto, o grupo não tem previsão de abrir vagas para novos participantes, mas Artur não descarta essa possibilidade em um futuro próximo.

Histórias de vida

Com exceção dos colegas Lourival Pereira e Artur Oliveira, os demais começaram a frequentar aulas de teatro depois de embarcarem nos tempos sossegados da aposentadoria. José Godoy da Silveira, por exemplo, poderia escrever um livro sobre os lugares em que morou e todas as profissões que exerceu ao longo da vida, como os ofícios de padeiro e barbeiro. “Eu, quando jovem, era muito envergonhado”, revela ele com sua voz serena. “Com o tempo fui me desinibindo, até chegar ao teatro.”

Depois de se aposentar, Adelia da Silva resolveu integrar a Renascer, que se reúne todas as segundas-feiras. Com a liberdade de fazer o que lhe faz bem em seu tempo livre, ela optou por iniciar aulas de pinturas, das quais abriu mão em nome da possibilidade de integrar um outro grupo de artes cênicas. “Eu amo fazer teatro”, destaca com um largo sorriso.

Grupo anima tours turísticos

A servidora Rosi Fritz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), explica que a necessidade do grupo em encontrar espaço para ensaiar veio ao encontro da vontade da Diretoria de Turismo de oferecer um diferencial em seus tours. Ela informa que, além das apresentações independentes, os atores irão realizar intervenções artísticas durante alguns dos passeios pelos atrativos turísticos de Novo Hamburgo.

O Reino Encantado também recebe a atenção da arte-educadora Isabel Machado, que vê nos encontros um grande potencial de interação sociocultural. “Queremos dar todo o apoio possível a eles, pois quando um grupo vem com essa alegria toda não tem como fechar os olhos”, referindo-se à disposição e ao encontro de talentos.

Galeria da notícia