Garantidos recursos para segundo anexo do hospital

Publicada em 25/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Entrevista coletiva ocorreu no gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann - Foto: Ronan Dannenberg
Após reunião realizada na tarde de quarta-feira, dia 25 de abril, no Ministério da Saúde, em Brasília, foram confirmados recursos para a construção de um segundo anexo do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. O encontro, que reuniu o prefeito Tarcísio Zimmermann, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, o deputado federal Ronaldo Zulke, e os prefeitos Ary Vanazzi (São Leopoldo) e Vilmar Ballin (Sapucaia do Sul), serviu para articulação dos recursos previstos pela bancada gaúcha da Assembleia Federal. Padilha também confirmou investimentos na região do Vale do Sinos que totalizam R$ 29 milhões, dos quais R$ 19 milhões deverão ser direcionados à casa de saúde hamburguense.

Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, a articulação dos recursos e a execução da obra ficará a cargo do governo Estadual. Por isso, será constituído um grupo de trabalho para encaminhar os projetos. “Esta grande notícia vem complementar ainda mais o trabalho que desenvolvemos na área da saúde em Novo Hamburgo. Com isso, concluímos um plano de viabilização e reorganização dessa área”, descreve Tarcísio, lembrando ainda que já estão garantidos recursos para a construção de uma nova Unidade Pronto Atendimento 24 horas no Centro e para sete novas Unidades de Saúde da Família (USFs). Além disso, outras quatro USFs já foram inauguradas, duas estão em construção e na primeira quinzena de maio, novos 60 leitos no Hospital Municipal deverão ser inaugurados. “Assim complementamos o nosso projeto e poderemos dar melhores estruturas aos que necessitam de atendimentos, e condições aos profissionais da saúde”, completa. A secretária Municipal de Saúde, Clarita de Souza, também ressaltou a conquista. “Com esta nova estrutura poderemos resolver os principais gargalos da saúde que temos em Novo Hamburgo, que são as cirurgias eletivas, leitos de UTI e capacidade de diagnóstico especializado”, afirma.

O que prevê a obra:

O segundo anexo do Hospital Municipal de Novo Hamburgo será uma edificação de quatro pavimentos, cada um com 1.159,95m², em uma área total de 4.689,80m², divididos em:

Pavimento Térreo – Centro de Diagnóstico por Imagem com equipamentos de ressonância, raio-x, mamografia, tomografia, ecocardiografia e ultrassonografia.

Segundo Pavimento – Novo centro cirúrgico, seis salas cirúrgicas e 20 leitos de recuperação.

Terceiro Pavimento – Nova UTI Adulto com 20 leitos e centro de materiais esterilizados.

Quarto Pavimento – Hospital Dia (espaço para internações curtas) para assistência de pacientes pós-cirúrgicos de cirurgias eletivas.