FSNH oferece apoio psicossocial a profissionais da linha de frente

Publicado em 08/03/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:49
teste
No âmbito profissional, um misto de sentimentos que afetam o lado emocional podem ser compartilhados durante a escuta ativa
Crédito
Karina Moraes/FSNH

Para cuidar de quem cuida dos pacientes no estágio mais crítico da covid-19, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) colocou à disposição desde sexta-feira, dia 5, um serviço individualizado e presencial de Psicologia e Assistência Social no Centro de Triagem Covid (CTC) do Hospital Municipal.

A iniciativa partiu do entendimento de que os profissionais da Saúde, no mundo todo, estão sujeitos a tensões decorrentes do trabalho na linha de frente do enfrentamento à covid-19. Ao mesmo tempo, os seus sentimentos pessoais também são impactados pelos desafios impostos pela pandemia.

A ideia é oferecer escuta ativa, apoio emocional e técnicas de relaxamento a fim de promover o bem-estar físico e psicossocial desses profissionais.

Conforme a Direção da FSNH, o momento que se está vivendo é de apreensão, tristeza e esgotamento, com um misto desses sentimentos sentido por todos os profissionais que trabalham na área.

Desta forma, frente ao grave cenário atual da pandemia, a instituição analisou como imediata a necessidade de oferecer esse atendimento psicológico e social para que as equipes possam seguir em frente mais fortalecidas durante a sua jornada de trabalho. A Direção da FSNH considera que mais importante do que a estrutura da Saúde é quem trabalha dentro dela.