Fórum das Redes debate estratégias na atenção a crianças e adolescentes

Encontro ocorre nesta quinta-feira, dia 30, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo

Publicada em 29/11/2017 - Atualizada em 17/10/2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove o Fórum das Redes – Crianças e Adolescentes em Foco nesta quinta-feira, 30, das 13 às 17 horas. O encontro intersetorial ocorre na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O público-alvo são profissionais da rede de atenção à criança e ao adolescente, mas o Fórum das Redes também é aberto à comunidade. E vale ressaltar que Novo Hamburgo conta com cinco redes de atendimento: Rede Canudos, Rede Kephas, Rede Lomba Grande, Rede Rincão e Rede Santo Afonso.

De acordo com a gerente de Articulação e Mobilização Social da SDS e vice-presidente do CMDCA, Anelise Weber de Moraes, o evento propõe a comunicação entre os participantes do encontro para reflexão sobre uma temática central em discussão. “Na metade do ano, o Conselho realizou um microfórum com a representação de agentes que compõem as redes de atendimento do Município para estabelecer os assuntos que seriam tratados futuramente”, destaca. “E, de comum acordo, identificou-se a necessidade de aprofundar questões que envolvem a complexidade do fazer profissional junto às famílias, às crianças e aos adolescentes de Novo Hamburgo.” De acordo com Anelise, a partir desse debate surgiu o questionamento que norteia os trabalhos do Fórum das Redes em torno do seguinte tema: “Quando a tristeza do adolescente vira preocupação?”.

Confira a programação:

13 horas – Credenciamento

13h30 – Abertura com o Grupo de Capoeira da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (Abefi) – Ação Encontro

13h45 – Projeção de vídeos produzidos pela rede com crianças, adolescentes e famílias

14h – Mesa de debates

Debatedor 1 – Marilene Alves e o tema “A complexidade do olhar profissional”

Debatedor 2 – Fernando Port, que trata de “Motivação/Desmotivação e risco de vida”

Mediação do psicólogo da União Jovem do Rincão (UJR), Ramiro Rodrigues + Representantes do Fórum dos Adolescentes

16h – Debate e questionamentos

16h45 – Encerramento