Fórum de Educação reúne mais de 2 mil educadores

O primeiro dia de recesso escolar da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo foi de formação para os educadores. Promovido pela Prefeitura, a partir da Secretaria de Educação (SMED), o 14º Fórum de Educação foi realizado, simultaneamente, em dez diferentes espaços da cidade. A temática do encontro foi Falas em Rede: aprendizagens e protagonismo no processo pedagógico. Cerca de 2,2 mil educadores participaram do fórum.
O objetivo do encontro é promover o compartilhamento de experiências com base no protagonismo. Os temas foram divididos em dois eixos: o primeiro sobre Aprendizagens e protagonismo na Infância, e o segundo sobre Aprendizagens e protagonismo na Adolescência, na Juventude e na fase Adulta. Em cada um dos espaços, professores apresentam trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais com diferentes temáticas que envolvem o universo da Educação como sustentabilidade, inclusão, gestão escolar e alfabetização.
O fórum também destina espaço para o debate sobre os trabalhos. "É uma troca de experiência única, a oportunidade de dialogar e refletir sobre as diferentes aprendizagens, mostrando o protagonismo docente, que influencia também no protagonismo estudantil",destaca a secretária de Educação, Cristiane Sousa Costa, que acompanhou a atividade ao lado da diretora de Educação, Elize Huegel Pires.
Trocas e compartilhamento
Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Nilo, Rozane Schweig, este é um importante momento de formação. "É uma troca de culturas e teorias que mudam de uma escola para outra. Alguns trabalhos me remeteram a minha infância, sobre o resgate de brincadeiras, do aconchego, do abraço",resumiu. O agente comunitário de Saúde, Carlos Athayde, também participou do encontro compartilhando suas experiências de trabalho. "É um espaço maravilhoso para compartilhar boas ideias, pois todas as regiões se unem e trocam suas experiências. Com certeza quem está participando terá outras boas ideias para replicar em suas comunidades. É uma luz para criar novos projetos",afirmou.
Ao todo, nos dez espaços, 114 educadores apresentaram seus trabalhos e 41 expuseram banners. A SMED reunirá as produção, descritas em artigos, na publicação dos anais do 14º Fórum Municipal de Educação.