Fórum analisou os avanços e discutiu propostas para as Câmaras Técnicas Temáticas
“Avaliações e Novos Rumos” foi o tema do Fórum das Câmaras Técnicas Temáticas, realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete do Vice-Prefeito e da Coordenadoria do Terceiro Setor (CTS). O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 14 de dezembro, na sala 31 do Centro Municipal de Cultura. Na ocasião, em uma roda de conversa, mediada pela titular da Coordenadoria do Terceiro Setor, Márcia Luz, foi analisado o que foi feito até o momento e discutido os novos rumos que poderão ser tomados pelas seis Câmaras Técnicas de Legislação Sobre Álcool e Outras Drogas.
“O motivo deste encontro é deixar um quadro de necessidades para as próximas pessoas que irão se comprometer com a continuidade do serviço das Câmaras Técnicas Temáticas”, destacou a titular do Terceiro Setor. Entre as sugestões apresentadas no ato estavam: medidas para aumentar o fluxo de dependentes atendidos pela rede de saúde; a reintegração dos órgãos públicos na causa; e o fortalecimento do quadro de atuação com base no que foi feito.
De acordo com o artigo 16 da Lei Municipal 2802, de 14 de abril de 2015, as Câmaras Técnicas Temáticas são divididas em: Câmara Técnica de Articulação da Rede; de Pesquisas em Prevenção Primária; em Acolhimento, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social; em Repressão e Redução de Ofertas; e Câmara Técnica de Redução de Danos.
No Fórum estiveram presentes representantes de instituições e repartições públicas, dentre os quais podemos citar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), e as Comunidades Terapêuticas Renascer e Raio de Esperança. No encerramento do encontro, Márcia Luz solicitou que os participantes enviassem um e-mail à Coordenadoria com colocações e sugestões de mudanças no sistema de execução para serem acrescentadas ao relatório.