Formulação do CIT recebe auxílio de consultor do BID

Na quinta-feira, 14 de julho, Puig, acompanhado do assessor técnico da Unidade de Gestão de Projetos, Lucas Casagrande, e do diretor de Captação de Investimentos, Fábio de Camargo Focesi (ambos da Prefeitura), esteve reunido com representantes da Universidade Feevale, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS). Nesses locais, a equipe recebeu a carta de objetivos das instituições, documento que contém as expectativas econômicas de cada entidade com a criação do CIT.
A Universidade Feevale reforçou a motivação em explorar áreas como a indústria criativa. Já a Fundação Liberato destacou a vontade de trabalhar com a automação, biocombustíveis e energias renováveis. “Vemos isso de maneira integrada, formando, a partir de diferentes ideias um único conceito, o de trazer melhorias para Novo Hamburgo, destacando questões como a geração de renda, a formação de profissionais, a integração, a defesa do meio ambiente, entre outros”, comentou o Pró-reitor de Planejamento e Administração da Feevale, Alexandre Zeni. “A Liberato também vê o CIT como uma forma de congregar setor público, instituições de ensino e pesquisa e empresas de base tecnológica. Assim vamos ter excelentes profissionais e contribuir para o desenvolvimento regional”, destacou o secretário executivo da fundação, Leo Weber. Na sexta-feira, 15 de julho, o consultor, juntamente da equipe da Prefeitura, reuniu-se com o secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov, para aperfeiçoar a parceria do Estado na elaboração do CIT.
Centro de Inovação Tecnológica (CIT)
Baseado nas possibilidades que o Município oferece em diversos campos, como educação, pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, buscou articulação com diversas entidades. A partir disso, em maio deste ano, foi assinado o Protocolo Técnico para criação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT).
Formam o grupo, além da Prefeitura de Novo Hamburgo, as secretarias estaduais de Educação e da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Feevale, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o Grupo Editorial Sinos e o Grupo Zaffari. A implantação do CIT já tem garantida a doação de 230 mil euros, adquiridos através de uma cooperação entre a Prefeitura, BID e do Governo Espanhol, além de um contrato para empréstimo de US$ 1,3 milhão, ainda em vias de aprovação.