Fiscalização com o radar móvel entra em funcionamento na terça-feira

Os apressadinhos devem ficar atentos e tirar o pé do acelerador. A partir de terça-feira, dia 25 de agosto, a fiscalização do trânsito em Novo Hamburgo passa a contar com o uso de um radar móvel. A iniciativa visa inibir o excesso de velocidade nas ruas do Município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), efetuou a locação de um medidor de velocidade veicular estático/portátil. O equipamento será usado nas vias onde há registros de excesso de velocidade. O radar tem um alcance de até 1,2 mil metros no modo portátil e de 100 metros sobre um pedestal. O valor mensal do aluguel será de R$ 11,6 mil.
Nas ruas onde haverá a fiscalização foram instaladas placas indicando a presença de fiscalização eletrônica. Em um primeiro momento serão monitoradas pelo menos sete vias, onde há trechos com velocidade máxima permitida de 60 quilômetros por hora. Conforme o titular da SESMUR, Egon Kirchheim, o uso do equipamento tem por objetivo educar e fiscalizar as desobediências aos limites de velocidades estabelecidos nas vias urbanas. “A presença do aparelho vai ajudar a disciplinar os condutores, evitando os casos de excesso de velocidade, oferecendo mais segurança para os demais condutores e pedestres”, salienta.
Conforme a diretora de Trânsito, Regina Soares, os condutores que forem flagrados acima do limite permitido nas vias serão autuados conforme determina o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As multas e os pontos na CNH variam de acordo com a porcentagem do excesso de velocidade praticado pelo motorista. O diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, destaca que o radar utilizado pela corporação é lacrado impedindo violações, garantindo a transparência das operações. Além disso, todos os dados gerados pelo equipamento são encaminhados para o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Para poder operar o equipamento os agentes da Guarda Municipal participaram de uma capacitação. O treinamento foi realizado pela empresa Laser Tech, vencedora da licitação para a locação do radar.
Vias onde haverá monitoramento:
- Rua São Luiz Gonzaga - no trecho entre a Rua Imbuia até a Rua Joaquim Pedro Soares;
- Avenida Coronel Travassos - no trecho entre a Rua São Francisco de Paula até a Rua Adolfo Jaeger;
- Rua Guia Lopes - no trecho entre a Rua Doutor Karl Wilhelm Shinke até a estrada Leopoldo Petry;
- Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira - no trecho entre a Rua Antenor Greff Cabral até a Rua Frederica Schutz Pacheco;
- Avenida Pedro Adams Filho - no trecho entre a Rua Guia Lopes até a Avenida Coronel Travassos;
- Estrada Germano Friedrich - no trecho entre a ERS 239 até a Rua Demétrio Ribeiro;
- Avenida Primeiro de Março - no trecho entre a Avenida Sete de Setembro até a rótula com as ruas Alvear, e São Leopoldo.