O final feliz de Willy, o cachorro caolho
Porém, a história de Willy é um pouco diferente. O animal foi recolhido pelo Cempra com uma afecção severa no seu olho direito, que precisou ser removido para que pudesse sobreviver. Após passar por procedimento cirúrgico, Willy, carinhosamente apelidado de Willy Caolho, estava apto para encontrar um novo lar. No dia 13 de agosto, ele foi encaminhado para a feira de adoções na Praça do Imigrante, no Centro da cidade, mas não foi acolhido por nenhum adotante. Na tarde do mesmo dia, a prefeitura fez uma postagem no Facebook mostrando fotos do cachorro e avisando que ele estava de volta ao canil.
Foi quando a técnica contábil, Bruna Berto, 21, viu e reconheceu: Willy havia sido recolhido pelo Cempra perto de sua casa, no bairro Canudos, e a família Berto tinha perdido a esperança de encontrar o animal que os tinha cativado dias atrás. Sensibilizada novamente, a família decidiu: a irmã de Bruna, Vanessa, entrou em contato com o Cempra e conseguiu adotar o animal no mesmo dia.
Agora, Willy se chama Cofap, e se tornou a alegria da casa dos Berto. A mudança é porque na casa eles já têm um cãozinho com o nome Billy. “Toda vez que eu e meu irmão chegamos em casa ele faz muita festa”, comenta Bruna. O cão é amigo do sobrinho de Bruna, Enzo, 2. “Ele cuida do meu sobrinho, parece que se conhecem há muito tempo”, frisa. Com mais três animais no pátio de sua casa, ela afirma que adotar é um ato bonito, de carinho. Sobre a coincidência dele não ter sido adotado no dia da feira, Bruna tem certeza que ele estava predestinado para ir para a sua casa. “Era para ser”, afirma.
Adote um amigo de quatro patas
Quer encher a sua casa de amor, como os Berto também? É fácil! Os interessados em adotar os animais devem ter mais de 18 anos, possuir em mãos RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os animais adultos são todos castrados e aqueles que ainda não possuem idade para o procedimento de castração têm a cirurgia garantida quando chegarem ao período adequado para a operação.
A próxima feira
O Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra), conhecido como Canil Municipal, trará especialmente para a próxima feira de adoção o tema “Nossa Pátria é o Bicho!”. A ação ocorrerá na quinta-feira, 3 de setembro, das 9h30 às 16 horas, na Praça do Imigrante, Centro de Novo Hamburgo. “O intuito é salientar a relação com a semana da Pátria. Os animais estarão com adereços providenciados pelos funcionários do Canil”, explica o veterinário do Cempra, Maicon Bonini.
Além dos tradicionais filhotes, também estarão a espera de um novo lar um Pinscher e um Poodle. As feiras são organizadas em parceria com ONGs de Novo Hamburgo, que coordenam as doações e cuidam dos animais durante a atividade. No mês de agosto, durante a campanha “Mês do Cachorro Louco… Por um Lar”, foram feitas 61 adoções.