Filme Walachai terá pré-estreia em Novo Hamburgo

Publicada em 23/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Walachai conta a história de moradores da região, próxima a Novo Hamburgo, como a de Dona Imelda. - Foto: João Ricardo / Divulgação
Com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), o filme Walachai, de Rejane Zilles, terá sua pré-estreia no Município, com exibição inédita para convidados. O evento ocorrerá na quinta-feira, 24 de novembro, às 20h30, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Rua General Daltro Filho, 911, Hamburgo Velho).

A produção, um documentário de 84 minutos, conta a história de um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros. Trata-se de uma região localizada a 70 quilômetros de Porto Alegre, e que em nada lembra a vida nas grandes cidades. Walachai conta a vida dos moradores desta região, que, entre tantas peculiaridades, está a sua forma de comunicação: um antigo dialeto, hoje raro na Alemanha. O filme estreia nos cinemas hamburguenses (Cine Espaço – Arteplex - Bourbon Shopping), na sexta-feira, 25 de novembro.

SINOPSE:

Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É, antes de tudo, sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço do país ainda desconhecido.