Festival de Cultura Livre movimentou a Praça do Imigrante

Publicada em 31/01/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A peça “Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda...” foi uma das atrações na Praça do Imigrante - Foto: Marcella Trindade

Em ação que integrou a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT), e o Fórum Social Temático (FST), a comunidade hamburguense prestigiou na sexta-feira, 27 de janeiro, na Praça do Imigrante, as atividades do Festival Internacional de Cultura Livre. A atividade foi proposta à SECULT pelo Governo do Estado.

A secretária da Cultura, Anita Lucas de Oliveira, conta que o objetivo do evento foi “tirar o teatro de dentro do teatro, para que, assim, a comunidade possa ter um contato maior com essa cultura”. Durante o festival de artes cênicas, o FicLivre, foi possível conferir quatro apresentações diferenciadas, dentre elas o espetáculo de dança “Desvio no Sinal”, o circense “Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda...”, a peça “O Lançador de Foguetes” e o teatro de rua “Mritak, Comédia da Vida”.

Para Mauro Buzza, artista da Companhia Um Pé de Dois, que encenou a peça “Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda...”, os espetáculos ao ar livre deveriam ocorrer durante todo o ano. “A maior importância do trabalho de rua é educar a comunidade a se permitir ter tempo para a cultura”, declarou.