Festeja chega a sua edição de um ano
Na comemoração de um ano do Festeja Hamburgo Velho, a comunidade prestigiou diversas atrações na Praça Monsenhor Edmundo Backes, conhecida como Praça da Matriz. O evento, que ocorreu no sábado, 23 de julho, contou com comércio ao ar livre, atrações musicais, comidas e bebidas artesanais e demais atividades. Um desses comércios era a Hyponga, que faz alpargatas e outros tipos de calçados. Criada em fevereiro por Carlos Maria Correa, de 50 anos, e pela sua filha, Caliana Gabriela Correa, 26, a microempresa expôs pela 1º vez no Festeja, e aprovou o evento. “Gostamos muito, já que une e incentiva o comércio local. Se fosse possível, seria ótimo ter esse tipo de festa todos os finais de semana”, sugere Correa.
O profissional de Relações Públicas aposentado, Glauco Engel, de 70 anos, veio prestigiar o Festeja Hamburgo Velho. Para Engel, atividades como essa, remetem as antigas quermesses, que ocorriam no bairro, sendo algo um tanto quanto nostálgico. “Creio ser algo fundamental para reativar a nossa tradição e cultura hamburguense. Essa é a terceira vez que venho até o evento, e posso notar uma crescente”, pontua. O professor Luis Fernando Schwartzhaupt, de 49 anos, veio de Ivoti e concorda com Engel quanto ao reavivamento da antiga cultura do bairro. “Hamburgo Velho é o berço do Município. Por meio de uma festa popular como essa podemos voltar a dar valor aos antigos costumes, além de proporcionar um clima agradável como esse”, destacou o professor, que destacou que a tarde ensolarada contribuiu para a vinda ao Festeja.
O FESTEJA é realizado mensalmente por iniciativa dos empreendedores locais e conta com apoio da Prefeitura, a partir das secretarias de Cultura (SECULT) e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).