Feiras científicas buscam a solução de problemas locais

Publicada em 15/08/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Estudantes buscam a solução de problemas com o uso de pesquisas. - Foto: Patrícia Pedrozo

No sábado, dia 13 de agosto, diversas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Educação Infantil (EMEIs) realizaram suas feiras científicas. A partir das 9 horas, as EMEFs Dr. Antônio Bemfica Filho, Hugo Engelmann, Vereador Arnaldo Reinhardt e a EMEI Floresta Encantada abriram suas portas para que os alunos pudessem apresentar seus trabalhos. Em cada espaço escolar, pais, estudantes, professores e a comunidade conferiram as exposições.

O incentivo vem da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SMED), que tem em seu planejamento a valorização da pesquisa na sala de aula para a busca de soluções do cotidiano de cada comunidade escolar. De acordo com a diretora da EMEF Dr. Antônio Bemfica Filho, Débora Aguiar, 48 anos, o projeto pretende, por meio de pesquisas realizadas por alunos e professores, buscar saídas para os problemas enfrentados pelos estudantes, seja na escola, no aprendizado, na cidade e até mesmo no próprio bairro.

Diogo Emanuel dos Santos, 10 anos, estudante da 4ª série da EMEF Dr. Antônio Bemfica Filho apresentou, junto a seu grupo, o modo correto de analisar informações nutricionais de alimentos industrializados e, assim, saber qual é o mais saudável. A ideia surgiu devido ao fato de que alunos nesta faixa etária não seguem uma alimentação regrada e nutritiva. Emanuel diz gostar do projeto, pois aprende coisas novas.

Após os trabalhos serem selecionados por essas instituições, alguns estudantes terão a oportunidade de apresentá-los na 4ª Feira Municipal de Iniciação Científica de Novo Hamburgo (FEMICTEC).

Galeria da notícia