Famílias recebem as chaves de seus novos lares

Lauermann comentou ainda o orgulho de poder realizar mais uma entrega de obras no Município. “Queremos continuar construindo casas populares, escolas e leitos de hospitais para Novo Hamburgo. Precisamos seguir trabalhando juntos para levarmos uma vida com mais condições do que nossos pais tiveram e para darmos aos nossos filhos uma situação ainda mais digna”, completou. O secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, corroborou o discurso de Lauermann e salientou a satisfação de trabalhar em conjunto com Novo Hamburgo. “O que percebemos aqui é uma clara preocupação com a classe trabalhadora. Agora esses moradores poderão levar uma vida comunitária, que exigirá responsabilidades, mas que representa grandes avanços para cada um deles”, explicou.
O sorteio de alocação das famílias beneficiadas pelo programa no Município ocorreu no início de setembro. As unidades foram destinadas às famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Após a cerimônia de inauguração, os moradores assinaram um termo de recebimento das chaves e já puderam dar início à mudança para o novo apartamento. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o reconhecimento do direito à moradia de todos representa a política que vem sendo implantada no País nos últimos anos. “Tínhamos que mudar aquela ideia de que é necessário crescimento econômico para o aumento da renda familiar. Na verdade, para o País crescer, é preciso distribuir renda. Nós governamos para todos, mas priorizamos aqueles que mais precisam”, concluiu.
Adeus, aluguel
Para grande parte das famílias que foram integradas ao novo Residencial Princesa Isabel, essa é a primeira oportunidade de uma casa própria. “Saber que agora irei pagar por um bem próprio é muito bom. Deixarei de pagar aluguel para ir para um ótimo apartamento, que também é bem adaptado para receber uma pessoa com deficiência”, contou a pensionista e cadeirante Marli Terezinha Monteiro, 51 anos. O pedreiro Bernardo Martini, 54 anos, também deixará de pagar o aluguel de sua casa no bairro Santo Afonso para começar a quitar sua nova propriedade. “Isso era tudo o que todos nós queríamos. É a conquista de um sonho, de enfim podermos dizer que temos o nosso próprio lar”, enfatizou.
O residencial
Dos 320 apartamentos, 92 foram destinados para moradores que vivem em áreas ou em situação de risco, 12 para pessoas com deficiência e dez para idosos. Eles estão divididos em 16 blocos e têm área total de 37,53 metros quadrados (unidades adaptadas para pessoas com deficiência medem 39,04 metros quadrados). As famílias poderão quitar os apartamentos em um prazo de 120 meses, com prestações equivalentes a 5% da renda familiar, ficando entre 25 e 80 reais. O Residencial Princesa Isabel conta ainda com 172 boxes abertos para carros, salão de festas amplo com duas churrasqueiras, jardins, pátios, playgrounds, bancos com pergolado e quiosques.