Exposição Le Petit Pôa traz debate sobre patrimônio histórico

Exposição Le Petit Pôa traz debate sobre patrimônio histórico

Publicado em 22/07/2019 - Editado em 24/07/2019
Crédito
Arte/Cultura

Nesta terça-feira, dia 23, o Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz – Centro) recebe a exposição Le Petit Pôa, do hamburguense Tupax. A Mostra, gratuita, promete um intercâmbio entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, em que o fio condutor é o patrimônio histórico. A exposição Le Petit Pôa apresenta cerca de 26 ilustrações de patrimônios culturais, pontos turísticos e de lugares pitorescos que celebram os 247 anos da capital gaúcha.

O desenho de Tupax alcançou identificação estética própria, tendo como referência o design escandinavo, criado no século XX e proveniente dos países nórdicos. Tal estilo preza pela simplicidade e funcionalidade das cores pastéis, pela luminosidade das cenas e minimalismo das linhas. “A série Le Petit Pôa reúne 40 ilustrações da cidade, compartilhadas em postais e reproduções pelos quatro cantos do mundo”, afirma o artista. A atividade que é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e conta com a parceria da Galeria Ecarta, e da Fundação Ecarta, fica aberta para visitação até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h e sábado, das 9h às 12h.

Mais informações pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br.

SOBRE O ARTISTA

Tupax (Novo Hamburgo/RS, 1977). Publicitário e designer, foi com o codinome Tupax que surgiu o artista e sua popular série de ilustrações Le Petit PôA. Em 2017, a marca Le Petit PôA ganhou as prateleiras das lojas do Grupo Zaffari, aplicada em canecas de porcelana. Entre 2014-2016, a marca percorreu feiras da capital como Parada Gráfica, Papeleira, Me Gusta, Junção Makers e Open Feira de Design. Em 2014, o artista tornou-se expositor convidado do Brique da Redenção com ilustrações e produtos. Em 2013, lançou a série de produtos Le Petit PôA comercializando postais, blocos, ímãs, fósforos e cartazes em lojas, papelarias, museus e livrarias da cidade. Atuou também na criação para as marcas Dakota, Tok, Unisinos, Olvebra, Colégio Anchieta, Stemmer, Souza Cruz, Renner, Casa Rima, Cohre, Nike e Kimberly-Clark. Coordenou e projetou o site para Cerveja Coruja que rendeu o prêmio Bornancini de melhor projeto web do RS, pelo estúdio Box3 design. Em 2009, concebeu a Tupax Pindoramogràphïco: Creative Designer, marca própria com identidades visuais por encomenda e geração dos primeiros produtos.

SOBRE A GALERIA ECARTA

É um dos cinco projetos da Fundação Ecarta e a coordenação é do artista, curador e gestor cultural, André Venzon. O espaço recebe, em média, seis exposições anuais. Promove também itinerâncias, laboratórios de curadoria e montagem, entre outras atividades próprias e em parceria com instituições em âmbito local, regional e nacional.

SERVIÇO

Exposição: Le Petit Pôa, de Tupax

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz – Centro)

Data: de 23 de julho a 3 de setembro

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 12h

Entrada gratuita.