Estudantes das oficinas do PDMI dão show de criatividade na Feirarte

Publicado em 09/10/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:29
Mosaico de fotos da feira
Feirarte ocorre na Associação de Bem Estar da Criança e do Adolescente
Crédito
Tatiane Brandão

Incentivar a pesquisa, criatividade e a prevenção à violência são elementos integrantes da 15º Feirarte, que começou na segunda-feira, 8, na Associação de Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem). A Feira é o principal evento anual da Associação e conta com a participação dos estudantes das oficinas do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), que estão dando um show de criatividade com trabalhos apresentados aos visitantes.

A diretora da Asbem, Suzana Schutz, destacou que a Feirarte é uma forma de reconhecer o envolvimento de cada um. “São 30 trabalhos feitos com muita dedicação. Por isso, todos participantes receberão certificado e o melhor grupo premiado com medalha. Montamos uma programação pensada neles, com palestras que motivam estes jovens a buscar seus sonhos e que por meio do esforço deles tudo é possível”, explicou.

O autor do desenho que estampou o convite da feira, o estudante de Comércio e Serviços Alex Bruno Pedroso, contou que a inspiração para arte veio da figura feminina. “Sabemos que as mulheres enfrentam inúmeras violências e das mais variadas formas. Por isso, meu desenho é carregado de simbologia para representar tudo que elas passam. Por exemplo, a faixa na boca representa todas as vezes que elas precisam se calar diante das situações. Fiquei feliz que fui escolhido para representar e participar das oficinas é um grande passo para mim”, falou.

A participante da oficina de Comércio Amanda Machado Souza, 19 anos, enfatizou que essa é uma oportunidade para troca de experiências. “Cada um aqui tem o seu jeito e aprendemos a lidar com isso. Porque aprendemos regras, valores e respeitamos isso. Em vez de estarmos na rua, ou em casa sem ocupação, estamos tendo a oportunidade de aprender algo”, destacou.

Além da exposição de trabalhos, a programação conta com palestras e todo o espaço foi organizado pelos participantes dos projetos. A Feirarte continua nesta terça-feira, 9, com a apresentação dos trabalhos e palestras com Chico Ferraz, Luis Ferreira e Priscila Pinotti. A feira é aberta a comunidade.

As oficinas realizadas na Asbem, que fica na Rua Guarujá, 171, bairro Pátria Nova, são pertencentes ao componente de Prevenção à Violência do Programa Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.