Estudantes das escolas municipais ganham livros

Publicada em 06/09/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Nicolas Martins da Silva com o seu exemplar do livro A história de Rubi Ragank. - Foto: Deivid Poncio
Na quarta-feira, dia 5 de setembro, cada um dos mais de 20 mil alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Novo Hamburgo recebeu um exemplar dos livros “O Rubi Ragank” ou “A História de Rubi Ragank”, de acordo com a idade. A entrega foi realizada de forma simbólica em duas instituições: EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Vila Diehl) e EMEF Arnaldo Grin (Santo Afonso).

Lançadas no final do mês do mês de agosto, as obras foram produzidas a partir da parceria entre a Secretaria de Cultura (SECULT) e a produtora Um Cultural. Os livros são para diferentes públicos. Enquanto “O Rubi Ragank” é dirigido às crianças e foi entregue para os alunos até o 5º ano, “A História do Rubi Ragank” é para jovens e adolescentes e foi destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano. Em comum entre eles, o personagem principal, Rodolfo Habichuela, cozinheiro de um navio pirata que encontra um rubi mágico. A atividade foi também uma atrativo prévio para a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, que ocorre em outubro.

As entregas contaram com a presença da escritora dos livros Simone Saueressig e do ilustrador de um deles, Beto Soares. “É um privilégio muito grande fazer parte deste projeto, mas também é uma imensa responsabilidade participar da alfabetização de alguém. Nesse tipo de experiência todos os envolvidos, em qualquer parte do projeto, acabam crescendo de alguma maneira”, afirmou Simone. Também marcaram presença o secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, e o diretor da Um Cultural, Ralfe Cardoso.

As entregas

Os primeiros alunos que receberam os livros foram das turmas do 4º ano e do 1º ano da EMEF Eugênio Nelson Ritzel. Carabajal revelou que a escola foi escolhida para representar a todas as outras do Município, porque foi a que mostrou a maior evolução na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Eu tenho uma grande alegria em vir aqui e ver que a escola está muito bonita e que vocês estão caprichando tanto”, elogiou. Já Mosmann fez um resumo da história para os alunos. “Essa é uma aventura que deixa a gente arrepiado. Tem aventura, emoção e até uma história de amor. Mas vocês vão ter que ler com muita atenção, porque depois a gente vai querer saber o que vocês acharam do livro”, disse.

Em seguida, a autora aproveitou para convidar os alunos para a Feira do Livro. “Depois de lerem, vocês devem convidar os pais e os amigos para a Feira do Livro, que começa no dia 11 de outubro e vai até o dia 21 de outubro”, afirmou. Para a diretora da escola, Catherine Thumé, o livro é uma excelente ferramenta. “A gente percebe que se as crianças já têm contato com os livros desde o início do aprendizado, eles acabam criando o hábito de ler e vão muito melhor nos estudos”, argumentou. A alegria dos profissionais da educação só não foi maior do que a dos próprios alunos. “Eu gostei muito, vou ler cada dia uma página. Também vou mostrar o livro para a minha família e meus amigos”, afirmou Nicolas Martins da Silva, 10 anos, que está no 4º ano.

Logo após a entrega na Eugênio Nelson Ritzel, foi a vez dos alunos de uma turma do 1º ano e de uma do 6º ano da EMEF Arnaldo Grin, serem contemplados. A vice-diretora, Carla Bezerra, foi quem recebeu a comitiva na escola. “Um projeto como esse é muito importante para o Ensino Fundamental como um todo. O desempenho dos alunos que têm o hábito de ler é muito melhor, e isso vai se refletir no futuro”. Todos os alunos se mostraram muito motivados e felizes com os novos livros. Um bom exemplo foi Maxiano Miranda, 6 anos, do 1º ano. “Eu vou ler com o meu irmão”, disse.