Escolas se preparam para a volta às aulas

Quando retornarem às salas de aula, no dia 22 de fevereiro, os mais de 26 mil alunos da Rede Municipal de Ensino encontrarão novidades. Durante o período de recesso de verão, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Educação e Desporto (SMED), de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), realizou uma série de melhorias e reformas nas escolas municipais da cidade.
Além das obras, outra novidade para este ano letivo nas escolas municipais é o planejamento que será elaborado por todas as instituições. Este diagnóstico será feito a partir de uma ferramenta on-line desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). Para esta produção, os professores voltaram do recesso uma semana antes. Serão analisadas questões como ensino e aprendizagem, gestão escolar e relação com a comunidade. “A volta antecipada dos professores mostra o comprometimento dos nossos educadores com a qualidade do ensino público da cidade”, destacou o secretário da SMED, Alberto Carabajal. Em Novo Hamburgo são 76 escolas municipais, sendo 21 de Educação Infantil e 1,8 mil professores.
Quadras poliesportivas foram concluídas
Pelo menos três quadras poliesportivas foram concluídas durante os meses de janeiro e fevereiro e serão inauguradas em breve. Entre os novos espaços para a prática de atividades físicas está a quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Tancredo Neves, no bairro Canudos. Assim que retornarem às aulas, os mais de 600 alunos terão um novo espaço para as aulas de Educação Física e projetos que acontecem no contra-turno escolar. “Há muito tempo nós fazíamos esta solicitação que agora será aproveitada pelos alunos sem a preocupação nos dias de chuva”, disse a diretora da instituição Jeane Schuch. Outras sete quadras estão sendo construídas e deverão ser finalizadas no primeiro semestre deste ano.
Para preparar a recepção dos alunos, diversas escolas municipais realizaram neste período pequenas reformas e reparos nos prédios e espaços de lazer. Um desses exemplos é a EMEF Marina M. P. Garbarino, no bairro Santo Afonso. Lá, os estudantes e professores serão recebidos com uma nova pintura na parte interna do prédio, novos brinquedos e revitalização da pracinha onde as crianças brincam. “Conseguimos parceiros na comunidade que nos ajudaram com estas melhorias. Em março faremos um brechó para realizarmos novas ações”, conta a diretora Thais Hoffmann dos Reis.
Novas escolas de Educação Infantil
Até o final de 2012, pelo menos seis novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) serão concluídas em Novo Hamburgo. Além disso, a Prefeitura ainda prevê que outras seis unidades sejam iniciadas no mesmo período. Ao todo, as 12 escolas representarão um incremento de 2.340 vagas, aumento de 48% no número de crianças atendidas na Educação Infantil no Município, que atualmente é de 4,8 mil. O investimento deve superar os R$ 20 milhões. As primeiras quatro instituições deverão iniciar as atividades ainda no primeiro semestre e estão localizadas nos bairros Rondônia, São José (Kephas), Canudos (Morada dos Eucaliptos) e Boa Saúde.
Sinalização de trânsito também foi renovada
Outra novidade para pais, alunos e professores é a renovação das sinalizações de trânsito nas proximidades das escolas. Uma equipe da SESMUR revitalizou a pintura de faixas de segurança e outras marcações além da colocação de novas placas indicativas. O objetivo é oferecer mais segurança para as crianças e motoristas.