Entidade fará doações aos atingidos pelo temporal

Publicada em 05/05/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Pela manhã, voluntárias visitaram o Ginásio da EMEF Harry Roth. - Foto: Fernanda Kern
Representantes da Associação Internacional Suprema Mestra Ching Hai estão fazendo levantamentos das principais necessidades das famílias que foram atingidas pelo temporal dos dias 22 e 23 de abril em Novo Hamburgo. As assessoras do Gabinete da Primeira-dama acompanharam na quarta-feira, 4 de maio, a visita das voluntárias Lutza Madrid, de Goiânia, Fanny Chen e Jenny Ting, que são chinesas, mas moram em São Paulo. Elas moram em São Paulo e vieram ao Município para organizar doações para os necessitados.

Pela manhã, o grupo visitou as famílias alojadas no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harry Roth, no bairro Santo Afonso. Durante a tarde, a comitiva seguiu para o loteamento Kephas, onde conheceram o trabalho que é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Kephas. Além disso, as voluntárias visitaram os locais onde foram registrados deslizamentos.

Através de conversas com a coordenadora do trabalho de acolhida dos moradores do Kephas atingidos pelas chuvas, Olita Morales, e do diretor da SDS, Helio Pacheco, foram definidas as famílias com prioridades de doações. O levantamento contempla todos os moradores cadastrados como desalojados. Cada família receberá uma cesta básica. As crianças ganharão roupas novas.

O grupo permanece em Novo Hamburgo nos próximos dias. “Esta primeira etapa foi de levantamento de dados. Agora seguiremos com a aquisição das doações para depois entregá-las”, conta Lutza Madrid. Ela explica que a associação trabalha com a conscientização das pessoas a respeito do aquecimento global, prestando informações e incentivando uma vida mais saudável e sem tantos prejuízos para o planeta. “Nesse sentido, tentamos proporcionar ajuda humanitária em áreas atingidas em consequência destes problemas”, explica.

Outro ponto importante é que a entrega dos donativos é feita pessoalmente. “Acreditamos que em situações de emergência como essa não é necessária somente a ajuda material, mas também o apoio. Por isso, temos intenção de somar ao trabalho que está sendo feito na região e entrar em contato com a comunidade atingida para passar um pouco de carinho”, afirma Lutza. A matriz da Associação Internacional Suprema Mestra Ching Hai nos Estados Unidos.

Gabinete continua arrecadando donativos

O Gabinete continua arrecadando donativos para as famílias vítimas da chuva. Entre as maiores necessidades no momento estão materiais de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, absorvente, xampu, condicionador e fraldas), material de limpeza (desinfetante, vassoura e rodo), roupas de cama, leite em embalagem longa vida (caixinha) e outros alimentos. Para doar, basta levar os materiais até o Gabinete da Primeira-dama (Rua Guia Lopes, nº 4201, 9º andar - Canudos). Para grandes quantidades, a Prefeitura disponibiliza um serviço de busca gratuita na residência. O telefone para agendar este serviço e para mais informações é o (51) 3594-9990.