Encontro Gaúcho de CAPSi tem 380 pessoas inscritas

Publicada em 20/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Mesa de abertura do 2º Encontro Gaúcho de CAPSi, que começou na noite de terça-feira, dia 19, em Novo Hamburgo - Foto: Nanda Duarte/SES
A expectativa inicial de reunir 250 pessoas surpreendeu positivamente e foi superada com 380 pessoas inscritas para participar do 2º Encontro Gaúcho de Centros de Apoio de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), que começou na noite de terça-feira, 19 de março, e se estende até às 18h30min de quinta-feira, no auditório lilás do Campus 2 da Universidade Feevale. “A previsão é de que nos três dias de atividades mais de 20 representantes de CAPSi e de diversas unidades hospitalares do Estado participem dos debates”, destacou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Karol Veiga Cabral.

A coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Fagundes, destacou o fortalecimento da rede psicossocial, que integra projeto estratégico do Governo Estadual. “Nosso objetivo é desonerar os municípios em relação ao custeio dos CAPS. A partir da aplicação dos 12% na saúde, estudamos a ampliação dos repasses estaduais para financiamento deste serviço fundamental”, afirmou.

Para a anfitriã do evento, a coordenadora do CAPSi de Novo Hamburgo, Vanessa Vauchinski, os debates terão como foco a definição de novas propostas em saúde pública mental voltadas para crianças e adolescentes. “Tudo será documentado e servirá de base para os delegados que participarão do Encontro Nacional de CAPSi”, salientou. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro em abril.

O evento ainda contou com a participação do secretário municipal da Saúde, Roque Werlang, da presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto, da representante da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Fernanda Nicaccio, da coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Fagundes, da coordenadora do curso Psicologia da Feevale, Cynthia Schwarcz Berlim, e do gerente de Saúde Mental de Novo Hamburgo, Leandro Dieter. A organização do encontro é da SES em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), FSNH, Universidade Feevale e Faculdade IENH.