Empreendedores participam de rodada de crédito

Em busca de investimentos e capital de giro para seus negócios, os micro e pequenos empreendedores de Novo Hamburgo participaram na manhã de terça-feira, 6 de dezembro, no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, Canudos), da primeira rodada de crédito do Programa Crescer de Microcrédito do governo federal. A iniciativa foi lançada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), no início do mês de novembro. Cerca de 50 atendimentos foram realizados durante a atividade.
Segundo o diretor de Apoio à Microempresa, Ênio Brizola, a iniciativa tem o objetivo de aproximar os empreendedores do crédito. “O programa é uma ferramenta que incentiva o desenvolvimento desse setor na cidade”, ressaltou. Para a empreendedora do ramo de confecções, Arlete da Silva, 43 anos, o crédito servirá como apoio para o crescimento do seu negócio. “Para quem está começando, o acesso ao crédito e às taxas baixas favorecerem novos investimentos. Por isso, resolvi procurar os benefícios do programa”, afirmou. Já o empreendedor do segmento de estofaria, Marcos Diniz, 29 anos, destacou diversos motivos para sua adesão ao crédito. “Através dessa iniciativa, terei acesso à nota fiscal, INPS, e ainda terei renda para fazer novas investidas na minha empresa”, colocou.
As pessoas que não puderam participar poderão entrar em contato com a SEDETUR pelo telefone 3594-9940 ou ir diretamente na sede da Secretaria, no 2º andar da Prefeitura, e solicitar o atendimento.
Programa Crescer
O Crescer – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - é destinado aos trabalhadores informais, Empreendedores Individuais (EI's), microempresas com faturamento até R$ 120 mil anuais, catadores, Economia Solidária e artesãos. A iniciativa atua juntamente com as ações do Programa Nacional de Combate à Extrema Miséria do governo federal. Em Novo Hamburgo, os empreendedores poderão optar pelo financiamento de crédito do Banrisul ou do Banco do Brasil. A taxa de juros é fixa de 0,64% ao mês, ou 8% ao ano, com limites de crédito estabelecido em R$ 15 mil, com prazo de pagamento em 24 meses para pessoa física, ou em 36 meses para pessoa jurídica. Outro benefício é que o programa oferece carência de 59 dias. Os empreendimentos serão assistidos por agentes de crédito do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que realizarão visitas e entrevistas para que os empreendedores saibam utilizar corretamente o valor do crédito.