Educação, Saúde e Segurança Pública são prioridades em Canudos
Na noite de terça-feira, dia 27 de maio, os moradores do bairro Canudos se reuniram para definir as prioridades da Região 1 na assembleia do Orçamento Participativo (OP) em Novo Hamburgo. A Região 2, que também compreende o bairro realizará reunião no dia 3 junho. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SSG). Até o final do mês de junho serão realizados, ao todo, 12 encontros com todas as regiões da cidade.
Antes da escolha das prioridades dos moradores do bairro Canudos, o vice-prefeito Roque Serpa conversou com a comunidade e apresentou uma breve prestação de contas das obras e melhorias realizadas na região a partir das outras edições do OP. “O poder público tem estabelecido este diálogo com a comunidade e ouvindo as prioridades dos moradores”, afirmou. Já o secretário da SGG, Fufa Azevedo, lembrou que a ação dá voz a população. “É uma ferramenta que dá poder a comunidade para que contribua em importantes decisões do Município”, concluiu.
Educação, Saúde e Segurança Pública
Entre as 403 pessoas que se inscreveram na assembleia, as demandas gerais mais votadas foram Educação, Saúde e Segurança Pública. Os mesmos temas também foram os escolhidos como prioridades nas demandas locais, mas com alteração de ordem ficando a Educação em primeiro, a Segurança Pública em segundo e a Saúde em terceiro. Além das demandas foram escolhidos os delegados que representarão a região nas próximas etapas do OP.
Mãe de estudantes e ex-aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ver. João Brizolla, a calçadista Bárbara Schell, 32, participou pela primeira vez do OP no bairro em que mora há mais de 20 anos. “Fui motivada pelas professoras da escola e sei que é muito importante a comunidade se unir e decidir as melhorias que precisam ser feitas. Eu vim aqui para votar na Educação que eu entendo que é muito importante”, justificou ao lado da filha Raiara Garcia, 11 anos.
Como participar
Cada morador que comparecer à assembleia da sua região terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. A próxima assembleia será realizada na terça-feira, dia 3 de junho, na Escola Estadual João Ribeiro (Rua Florença, 103, no bairro Canudos). Este encontro será para os moradores da Região 2.
Região 1
Demandas Locais:
1º Educação – Reforma do telhado da EMEF Ver. João Brizolla
2º Segurança pública – Câmera de videomonitoramento na esquina da Av. Costa e Silva com a Rua Mariton
3º Saúde – Aquisição de uma ambulância para as USF's do bairro Canudos
Demandas Gerais:
1º Educação – Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais
2º Saúde – Duas ambulâncias
3º Segurança Pública – Câmeras de videomonitoramento
Próximas assembleias do OP:
- 3 de junho, terça-feira, às 19 horas:
Região 2 (Canudos oeste): Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) João Ribeiro, na Rua Florença, 103, no bairro Canudos
- 5 de junho, quinta-feira, às 19 horas:
Região 3 (Rondônia): Ginásio da Paróquia, na Rua Carlos Dienstbach, 347, no bairro Rondônia
- 10 de junho, terça-feira, às 19 horas:
Região 4 (Santo Afonso): EMEF Harry Roth, na Avenida Buenos Aires, 540, no bairro Santo Afonso