Editais do BID são lançados pela Prefeitura

Publicada em 19/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024
O Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, foi revitalizado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - Foto: José Renato Oliveira

Depois da revitalização do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, em continuidade ao Programa proposto em Novo Hamburgo e financiado pelo empréstimo resgatado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), começam a aparecer novas ações da Prefeitura Municipal que trarão benefícios para a população e a economia local. Neste contexto, quatro editais foram lançados para avançar na implementação dos projetos.

Projeto do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT)

Financiada com recursos do BID, uma das ações realizadas recentemente foi a publicação da Manifestação de Interesse para a contratação de uma prestadora de serviços visando a elaboração dos projetos executivos e os orçamentos da reforma do prédio que abrigará o futuro Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). O Centro será alocado em um prédio que hoje encontra-se inacabado na Rua Mundo Novo, no bairro Canudos, que seria a sede do Desafio Jovem, mas retornou no início do ano à Prefeitura. O CIT será um polo de incentivo à indústria criativa e de tecnologias.

As prestadoras de serviços têm até o dia 26 de setembro para manifestarem o interesse pelo trabalho. Depois de assinada a ordem de serviço pelo Executivo, os estudos e projetos terão o prazo de quatro meses para serem realizados.

Projeto de Apoio à Execução da Educação de Jovens e Adultos

Outra Manifestação de Interesse publicada pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo que terá os serviços financiados pelo BID foi para a contratação de pessoa jurídica responsável pela execução das atividades do Projeto de Apoio à Execução da Educação de Jovens e Adultos (PAEJA).

O Projeto será oferecido junto à EMEF Salgado Filho, no bairro Canudos, e na EMEF Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso e contempla o acompanhamento de frequência, identificação de possíveis evasões, elaboração de estratégias coletivas para aumentar a adesão dos jovens, a ampliação dos espaços pedagógicos, entre outras atividades.

As Manifestações de Interesse deverão ser entregues na forma escrita e mídia digital até o dia 26 de setembro no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Núcleo de Justiça Comunitária e Direitos Humanos em andamento

Já está lançada também a Manifestação de Interesse visando a contratação de pessoa jurídica para a execução das atividades do Núcleo de Justiça Comunitária e Direitos Humanos

Além da realização de projetos de Mediação de Conflitos, o serviço contratado engloba ações de fortalecimento da Rede de Proteção Social e Educação para os Direitos Humanos, a estruturação, implementação e manutenção do projeto “Justiça Comunitária e Direitos Humanos” no Bairro Canudos e desenvolvimento de ações pontuais no Bairro Santo Afonso.

O prazo estimado para a realização dos estudos e projetos é de doze meses, a contar da data de emissão da Ordem de Serviço pela prefeitura. Os interessados têm até o dia 26 de setembro para apresentarem as manifestações.

Serviços de consultoria para elaborar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana

A quarta Manifestação de Interesse que já está em curso é para a contratação de serviços de consultoria de pessoa jurídica para elaboração e desenvolvimento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, com prazo estimado de execução de 10 meses a partir da contratação do serviço. O prazo para a entrega das manifestações pelos interessados é 28 de setembro.

“Depois de resgatar o empréstimo e estreitar as relações com o BID, partimos para a etapa de elaboração dos projetos executivos das ações previstas no contrato”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

As Manifestações de Interesses podem ser conferidas no em http://editais.novohamburgo.rs.gov.br/