Economia Solidária une moradoras de Canudos

Publicada em 02/08/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Oficinas de artesanato reuniu mulheres do bairro Canudos para elaboração de casinhas caixas de leite. - Foto: Patrícia Pedrozo

Uma oficina de artesanato, promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e pelo setor de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) está unindo moradoras do bairro Canudos. Na atividade, elas realizam confecções de artesanatos. No primeiro dia, as donas de casa iniciaram a construção de casinhas de caixas de leite.

Quem disponibilizou o espaço para a realização da oficina foi a dona de casa Angélica França,de 43 anos, a pedido de outras donas de casa que queriam achar uma forma de ocupar o tempo e, com isso,  ganhar um retorno financeiro. A oficineira é Jarli Anabel Kichler, que faz parte do setor de Economia Solidaria,  foi a responsável por mostrar o passo a passo para a elaboração do criativo artefato. Enquanto isso, as participantes, com o ajuda da instrutora, repetiam o processo.

Dentre o grupo, que contou com a participação de dez mulheres, está Ilma Machado, de 54 anos. Convidada por Angélica, ela disse gostar desse tipo de atividade, pois sente-se valorizada. “Sempre foi meu sonho poder ajudar outras mulheres. E está foi uma oportunidade”, disse ela. Ilma destacou que a ação é importante para que mulheres possam ter uma renda. Jarli concorda e reforça a colocação de Ilma. “Além de gerar renda, a participante encontra diversas possibilidades de transformação, seja da caixinha de leite ou da realidade social”, aponta.

Como participar

Não é necessário fazer nenhuma inscrição. Basta comparecer no dia em que ocorrer o encontro, na rua Ângelo Bassani, 19, no Loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. O publico alvo é composto por mulheres, mas homens também podem participar. Na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, mais uma oficina será realizada às 14 horas.

Galeria da notícia