Diretoria de Proteção Ambiental realiza oficinas sobre arborização

As árvores trazem diversos benefícios para as cidades. Embelezam as ruas e casas, filtram a poluição sonora e atmosférica e ajudam a diminuir a temperatura nos dias quentes. Por isso, a Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de Novo Hamburgo, realiza mensalmente uma oficina de arborização onde os moradores advertidos por realizarem podas irregulares recebem orientações sobre os danos causados ao Meio Ambiente. “A ideia é conscientizar e instruir as pessoas sobre a legislação e o manejo correto das árvores”, explica o engenheiro agrônomo da DPA, Décio Marques. As aulas são gratuitas, abertas para a comunidade e ocorrem nas últimas terças-feiras de cada mês, das 14h às 15h30, na sede do Parque Municipal Henrique Luiz Roessler, o Parcão.
Para verificar a ocorrência de podas drásticas, a diretoria faz vistorias e registra as casas onde foram observadas as irregularidades, realizando um auto de infração e encaminhando o morador para a oficina. “A advertência é uma forma de evitar a punição com multas”, explica o técnico florestal da DPA, Carlos Drum. Aqueles que não podem comparecer devem mandar um representante. Ao final da oficina, os moradores notificados podem tirar dúvidas e fazer perguntas sobre arborização, além de receber um certificado de participação.
Como realizar podas?
O hamburguense que quiser realizar a poda de alguma árvore ou pedir vistoria por parte das equipes da Prefeitura deve ligar para o número 156 e protocolar a solicitação do serviço. Mais informações sobre arborização e proteção ambiental estão disponíveis no site http://semam.novohamburgo.rs.gov.br/.