Direito à educação é tema do segundo dia das Conferências Livres

Publicada em 16/09/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Jovens participam do debate. - Foto: Bruna Pacheco
Na manhã de quarta-feira, 16 de setembro, foi dada continuidade às Conferências Livres, na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. O evento faz parte da 4ª Conferência Municipal da Juventude e contou com a presença de jovens de diversas escolas públicas do município. Todos os jovens hamburguenses de 15 a 29 anos podem participar dos eventos, organizados pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CPJuventude).

Esta conferência teve como tema o direito à educação. O coordenador da CPJuventude, Lucas de Lima Castioni, lembrou da importância da voz do jovem na construção do seu papel na sociedade, principalmente referente à educação. “Estamos vivendo num momento crítico, onde a crise na educação afeta o jovem que menos tem acesso. É preciso criar mecanismos e melhorias no acesso e qualidade de ensino”, afirma.

A participação dos alunos trouxe as experiências pessoais de cada um. O psicólogo do Protejo, Pedro Sitta, comentou a importância de discutir o assunto com os jovens. “É importante esse espaço para falar as linguagens que o jovem pode se expressar”, afirma. Ele salienta também que a ação traz protagonismo e autonomia aos jovens. O estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Osvaldo Aranha, Lucas Berwanger, 17, participou do evento e se sentiu valorizado por ter sua voz ouvida. “Acho que precisamos politizar o futuro, abrir espaço para o jovem ter oportunidade na sociedade”, afirma.

4ª Conferência Municipal de Juventude acontece na Feevale

As conferências livres são o primeiro momento do evento e acontecem nos bairros, com temas já definidos, expostos em debates temáticos com convidados especiais, entre os dias 15 e 19 de setembro (confira programação completa abaixo). Nos eventos, as necessidades poderão ser votadas e as prioridades definidas. Já a 4ª Conferência Municipal de Juventude, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional da Juventude, está marcada para o dia 28 de setembro, e terá como tema central “As várias formas de mudar o Brasil”, e ocorrerá na Universidade Feevale, onde o resultado dos primeiros eventos serão avaliados e votados.

Programação:

17/09 - Quinta-feira

Tema: Direito a Justiça

Horário: 9h as 11h30

Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig -CIEP (Rua Amalei Thön, 50, Canudos)

18/09 - Sexta-feira

Tema: Direito a Saúde;

Horário: 9h às 11h30

Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, Santo Afonso)

19/09 - Sábado

Tema: Liberdade de Expressão - Batalha de Rimas;

Horário: 14h às 17h

Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira (Avenida Primeiro de Março, s/nº, Pátria Nova)

19/09 - Sábado

Tema: Extermínio da Juventude Negra;

Horário: 18h às 20h

Sede da Escola de Samba Cruzeiro do Sul (Rua Oswaldo Cruz, Primavera)

28/09 – Segunda-feira

IV Conferência Municipal de Juventude

Tema: As Várias Formas de Mudar o País

Horário: 9h às 12h

Universidade Feevale - Salão de Atos do Prédio Lilás do Câmpus II (ERS 239, 2755, Vila Nova)