Último dia de entrevistas para monitores de Telecentros

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), realiza até sexta-feira, 25 de fevereiro, as entrevistas individuais com os candidatos pré-selecionados no processo que escolherá os monitores dos Telecentros do Programa Caminho Digital. Participam desta etapa da seleção 246 pessoas, que foram agendadas de acordo com a inicial do nome. No último dia serão recebidos os inscritos com nomes entre as letras Q e Z. As entrevistas acontecem no Espaço Cultural Albano Hartz, que fica no Calçadão Oswaldo Cruz, 112, das 12h30 às 18 horas. Para ter acesso a lista dos pré-selecionados clique aqui.
Além de profissionais da SETID, participam da entrevista representantes de entidades onde estão os Telecentros. De acordo com a coordenadora de Telecentros, Marlene Gatelli, o objetivo é aproximar os monitores da comunidade. “Já neste momento os jovens que trabalharão nestes espaços conhecem as pessoas com quem estarão no dia a dia. Queremos integrá-los”, explica. Os jovens que tiverem maior pontuação entre os 15 pontos abordados durante a entrevista serão selecionados.
Na quinta-feira, 24 de fevereiro, a estudante Pâmela Araújo Basso, 16 anos, conversou com os avaliadores sobre as experiências, interesses e conhecimentos de informática. Mesmo com o nervosismo durante a primeira entrevista profissional, ela deseja ser uma das selecionadas. “Quero ajudar as pessoas da comunidade onde eu moro com aquilo que eu sei e também aprender com eles”, resume a moradora do bairro Rondônia.
Monitor de Telecentro
Os monitores que serão selecionados terão a missão de atender ao público e auxiliar os frequentadores dos Telecentros na utilização dos equipamentos, na produção de materiais como textos, tabelas e também pesquisa na internet. Serão selecionados 36 jovens com bolsa de R$ 241,50 para 4 horas diárias de trabalho e 10 de R$ 483,00 para 6 horas diárias. As bolsas têm duração de 12 meses e são concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). Hoje o Município conta com seis Telecentros e a partir de março estão previstas as instalações de mais 22 espaços que possibilitarão o uso gratuito da internet para cerca de 4,5 mil pessoas diariamente.