Dia D levou mais de 70 pessoas à AME
Com o objetivo de promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Agência Municipal de Empregos (AME) de Novo Hamburgo realizou na manhã de sexta-feira, dia 23 setembro, o Dia D – Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (CPPD), aconteceu na sede da AME e movimentou mais de 70 pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. Entre as vagas disponíveis estavam as de auxiliar administrativo, vendas, caixa, telemarketing, atendente, entre outras.
Esta é a terceira edição do encontro entre as empresas e os trabalhadores com deficiência. Segundo o coordenador da AME, Fernando Marco, o Dia D foi um sucesso. “Estamos muito satisfeitos. Fizemos uma grande divulgação e tivemos o registro de muitos interessados em ingressar no mercado profissional. Em relação ao ano passado, o público dobrou”, contou. “Tanto os que buscam vagas, quanto as empresas, vieram elogiar o evento”, completou Marco. O coordenador da CPPD, Gilvanio José Abreu da Silva, destacou a importância desse dia. “Nossa luta por inclusão é diária e extenuante. Todo dia, para as pessoas com deficiência, é uma quebra de barreiras. Conseguir uma boa posição no mercado de trabalho, para muitos é a realização de um sonho”, afirmou.
Em busca de uma oportunidade
Suelen dos Santos Luis, 26 anos, aproveitou o Dia D para tentar um retorno ao mercado profissional. Acompanhada pelo marido, Lauro Matias, 35 anos, a jovem surda muda contou com o auxílio de um tradutor e intérprete de libras oferecido pela AME. Por meio de Gilberto Lange, Suelen contou que tem experiência com vendas e na área hospitalar e busca uma nova oportunidade para voltar a trabalhar. Outro candidato em busca de vaga, Diego Ferreira, 26 anos, está desempregado há alguns meses e destaca que não é fácil encontrar uma ocupação profissional. “Como há uma lei que garante vagas aos PCDs, muitos acreditam que é fácil encontrar emprego, mas não é bem assim. E quando encontramos, muitas vezes nos deparamos com fala de adaptabilidade das empresas”, contou.
Entre as empresas mais procuradas estava a Unimed, que oferecia vagas de atendente de recepção e auxiliar de manutenção predial, de limpeza e de cozinha. A analista de Gestão de Pessoas da empresa, Andrea Santos, elogiou a organização do Dia D. “Centralizar a procura e a oferta para PCDs em um evento como esse, é uma grande iniciativa. Os candidatos saem daqui bem encaminhados, com informações sobre as empresas e sobre as vagas”, afirmou. Entre as empresas presentes este ano, estiveram: Colégio Santa Catarina; Grupo Sinos; Hospital Regina; Leroy Merlin; Unimed; e Carburgo.