Dia para combater o fumo

Publicada em 29/08/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A aposentada Gessi Nascimento, 63 anos, mãe de uma servidora do Hospital Municipal, foi fumante por mais de 40 anos. No entanto, ela superou o vício e revela que no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, completou 1 ano e 1 mês sem cigarros. Ela conseguiu deixar de lado o mau hábito após participar de diversos encontros do grupo de apoio que funciona junto a Casa de Vacinas de Novo Hamburgo, um serviço da Secretaria de Saúde (SMS). Gessi conta ainda que já tinha tentado outras vezes sem sucesso, e que fazia tempo que vinha se preparando, principalmente por não gostar do cheiro que o cigarro deixava em suas roupas e depois de ter percebido que o acúmulo de nicotina estava fazendo mal para seu organismo.

A sua primeira iniciativa foi procurar um médico e relatar que não tinha forças para largar o vício, e que precisava de ajuda. “Foi desta forma que fui encaminhada para a Casa de Vacinas onde fui recepcionada pelas profissionais que lá atuam e por todo um grupo de colegas que também lutavam com o mesmo objetivo. Por lá permaneci um bom tempo até conseguir caminhar com minhas próprias pernas e me tornar uma pessoa muito mais feliz”, argumenta.

O relato da hamburguense serve como ponto de partida e de apoio às pessoas interessadas em aceitar o desafio de parar de fumar. O trabalho desenvolvido na Casa de Vacinas vem contribuindo com isto há pelo menos dois anos. Das pessoas que manifestam diariamente o desejo de largar o vício, 30% nem comparecem para a primeira avaliação, 20% não aparecem ao primeiro encontro e dos 50% que de fato focam no objetivo, em torno de 70% acabam concluindo o tratamento, estima a médica pneumologista que trabalha no local, Luciani Noschang da Rocha Colcete.

Além de Luciani, participam do atendimento a psicóloga Simone Bernd e o enfermeiro Edson Silva. A Casa de Vacinas fica na Rua Joaquim Nabuco, 610, no Centro. Mensalmente são encaminhados por médicos do Município, de diversas unidades de saúde, pacientes que manifestam o desejo de largar do vício do cigarro. Existe uma lista de espera e os interessados são gradativamente incorporados a turma de tratamento. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 7h30 ao meio-dia.

Hospital Municipal realiza campanha

Aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a direção do Hospital Municipal, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), lançou uma campanha permanente contra o tabagismo que será desenvolvida entre os 1,4 mil funcionários da rede de saúde. Conforme os organizadores, os servidores passarão pelo médico do trabalho do SESMT, que fará o encaminhamento para o projeto da Casa de Vacinas, onde entrarão na lista para começar o tratamento. O médico do trabalho do hospital atende terças e quartas-feiras pela manhã e na quintas e sextas-feiras pela parte da tarde.