Dia do Bem-Estar em Lomba Grande destaca o protagonismo feminino

A manhã de clima agradável levou quase 200 pessoas à Comunidade Católica São José, em Lomba Grande, onde foi celebrado o Dia do Bem-Estar. A atividade, organizada pela Prefeitura em parceria com a Emater, foi criada para comemorar os 10 anos do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local do bairro rural, que tem como foco desenvolver a qualidade de vida das mulheres rurais por meio da segurança alimentar. O encontro, que reuniu o público com um delicioso café da manhã, foi aberto com apresentação da Orquestra Juvenil do Instituto Madre Benícia que emocionou a plateia ao executar trilhas sonoras e canções conhecidas do público. A programação se estendeu até o final da tarde com palestras e apresentações teatrais.
Logo após a apresentação da orquestra, representantes das entidades parceiras se pronunciaram destacando o protagonismo feminino não somente no campo como na sociedade. A prefeita Fátima Daudt, que esteve acompanhada da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, falou dos investimentos no bairro rural, como o avanço do processo licitatório para a construção do prédio que vai abrigar a agroindústria e das obras que ocorrem atualmente nas vias do bairro rural. “Tenham certeza de que a administração municipal tem um olhar muito especial para esta área e valoriza tudo o que ela representa, provendo o alimento também para o centro urbano, além de outras cidades da região”, frisou Fátima.
Merecedoras do resultado positivo
E foi ao falar do protagonismo feminino que a prefeita emocionou as mulheres que se reuniram na Comunidade Católica São José. “Continuem com este trabalho incrível que vocês fazem, pois vocês são merecedoras de todo o resultado positivo que virá dele”, acrescentou a prefeita, ao fazer referência às ações dos grupos de mulheres rurais de Lomba Grande.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, também falou da importância da mulher enquanto agente no contexto familiar, o que se reflete de forma mais ampla na sociedade. “Ficamos felizes em ver que cada vez mais mulheres se apropriam da condução de seus negócios, de suas famílias, fortalecendo parcerias em todas as esferas”, completou Paraskevi. A representante da coordenação do programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local e chefe do escritório municipal da Emater de Novo Hamburgo, Leonice Maria Kreutz fez um breve histórico das ações do grupo de mulheres e dos resultados conquistados, destacando o papel feminino em evolução. “Conquistamos qualidade de vida e reconhecimento, lutando por uma vida saudável, de empatia e de crescimento coletivo”, finalizou a representante dos grupos de mulheres rurais Anete Pereira Seidel.