Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo ocorre neste sábado
Evento faz parte das comemorações dos 90 anos do município
Já passaram pelos palcos do Festival da Cidade muitos estilos. Do sertanejo ao nativismo, do pagode ao pop rock, o aniversário de 90 anos de Novo Hamburgo tem levado aos diversos bairros da cidade muitas atrações, afinal o aniversário é de todos os hamburguenses e para todos os hamburguenses. No próximo sábado, dia 22, é a vez do desfile das escolas de samba. A concentração terá início às 20h na Avenida Pedro Adams Filho, entre as ruas Gomes Portinho (esquina das bancas) e Lima e Silva (Receptivo Turístico).
Mudanças no desfile
Este ano o desfile das escolas de samba de Novo Hamburgo sofreu alterações como data, local e formato, em virtude do Marco Regulatório, legislação que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2017 e diz respeito a qualquer entidade que receba subvenção financeira das prefeituras de todo o país.
Uma das mudanças mais significativas a respeito do desfile deste ano é quanto ao formato. Ao contrário dos anos anteriores, o desfile do dia 22 terá caráter não competitivo e não contará com os carros alegóricos. O formato atual foi o meio encontrado pelas escolas, em conjunto com a Secretaria de Cultura, para viabilizar o desfile em 2017. Desde o mês de janeiro, foram realizados diversos encontros entres dirigentes e equipes da SECULT, e a regra atual foi definida pelas quatro escolas que participarão do desfile e a Secretaria. A escola Protegidos da Princesa Isabel não participará do evento neste ano.
A concentração das escolas de samba começa às 20h. A primeira a desfilar é a Império de São Jorge, às 21h, seguida por Aí Vem os Marujos (22h), Cruzeiro do Sul (23h) e Portela do Sul (0h). Cada escola terá 40 minutos para desfilar.
Planejamento antecipado
Segundo o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, “o Marco Regulatório exigiu uma série de mudanças. Este formato foi o encontrado entre a Secretaria e as escolas para realizar o desfile este ano. Sabemos que estas mudanças acabam causando transtorno, mas esta edição é uma exceção a regra. Nós temos muito nítida a importância desta comemoração para a cidade, e por isso já acordamos que o planejamento do Carnaval de 2018 começa já em maio deste ano. Com isso, teremos tempo para transformar o nosso Carnaval em um evento do porte que merece”, ponderou.
Espaço garantido a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Uma festividade para todos começa pela atenção à pessoa com deficiência. Nesse conceito, a secretaria de Cultura preparou um espaço, em frente ao palanque das autoridades, para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam assistir ao evento de maneira confortável. “Mais importante do que cumprirmos a lei, que garante esse direito, é o respeito que a Prefeitura tem a todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não”, destaca o servidor Rafael Borges, da Secretaria de Cultura, responsável pela coordenação técnica do desfile.
O espaço conta com a servidora da Secretaria de Cultura, Cler Oliveira, que ficará à disposição para auxiliar as pessoas que necessitam da estrutura. Ao mesmo tempo, durante todo o evento, será anunciado nos microfones os assentos disponíveis.
Bloqueio de ruas
Ao longo do dia, diversas ruas do entorno do local onde será realizado o desfile terão o trânsito bloqueado. Os motoristas devem ficar atentos e procurar alternativas, conforme cronograma:
- Fechamento da rua Povo Largo de Canelones entre Pedro Adams Filho e Av. Primeiro de Março, a partir das 07h para montagem de estrutura;
- Isolamento do estacionamento da Av. Pedro Adams Filho entre as ruas Gomes Portinho e Lima e Silva, ambos os lados, a partir das 07:00h, ficando a circulação de veículos liberada até as 18h;
- A partir das 18:00h, fechamento total da Av. Pedro Adams Filho entre as ruas Marcílio Dias e Joaquim Nabuco e suas transversais, somente acesso local para moradores.
Reforço no transporte coletivo
O transporte público terá um reforço na frota de ônibus, saindo do Paradão da 1º de março após o fim do desfile. Linhas que serão disponibilizadas:
- Kephas/Momberguer/Redentora/Pedreira;
- Roselandia/Erno/ Vila Mentz;
- Canudos/Casca;
- Boa Saúde/ Jardim Liberato / Parque / Res. Novo Hamburgo;
- Osvaldo Cruz;
- Rondônia;
- Vila Kroeff.