Curso de Moda e Produção promove cidadania

Publicada em 24/03/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Grupo formado por estudantes do curso de Design de Moda e Tecnologia e integrantes da SDS visitou algumas casas em busca de pessoas interessadas - Foto: Rodrigo Machado
Para oportunizar qualificação profissional aliada a cooperação e solidariedade, a Prefeitura de Novo Hamburgo está oferecendo a segunda edição do Projeto Moda em Produção. São 25 vagas para mulheres e 20 vagas para jovens até 18 anos. E para promover a divulgação da capacitação, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e alunos do curso de Design de Moda e Tecnologia da Universidade Feevale estão realizando a busca ativa por candidatos.

A primeira fase da busca ocorreu no dia 23 de março, na Vila Palmeira, bairro Santo Afonso. Um grupo formado por estudantes da Universidade Feevale e integrantes da SDS visitou algumas casas em busca de pessoas interessadas em participar do curso. Segundo a responsável pelo projeto Fábrica da Cidadania, Olita Morales, a ideia é apresentar a iniciativa à comunidade. “Queremos oportunizar a geração de trabalho e renda e incentivar a expressão da criatividade através da produção de artesanato e customização de peças e acessórios”, destacou. Em uma das residências visitadas estava a costureira Iris Quadros Abreu, 58 anos. Ela faz pequenos reparos e ajustes em peças de roupas. “Aprendi a costurar sozinha. Como não trabalho fora eu tiro uns troquinhos fazendo costura. Me interessei muito pelo curso. É uma oportunidade para melhorar meu trabalho. Quero participar”, comentou Iris. A próxima busca ativa acontece na Vila Kipling, na sexta-feira, 25 de março, a partir 13h. A iniciativa é uma parceria da SDS e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), com o curso de Design de Moda da Universidade Feevale, dentro do Projeto Fábrica da Cidadania.

Inscrições

As inscrições para o curso Moda e Produção ocorrem até o dia 30 de março, na sede da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI), que fica na Rua Vera Cruz, 103, bairro Santo Afonso, e até o dia 1º de abril, na Fábrica da Cidadania, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos. Para fazer parte do curso basta preencher um cadastro.

Curso Moda e Produção

Além de técnicas de corte, costura e modelagem, as participantes aprendem sobre cidadania e possibilidades de trabalho e renda, sobre a ótica da Economia Solidária e de métodos associativos. Já na Universidade Feevale elas podem exercitar as técnicas de corte e costura no laboratório do curso de moda.

Os encontros são realizados uma vez por semana e os participantes recebem lanche e transporte. A capacitação ocorrerá nas quartas-feiras na ABEFI e as sextas-feiras, na Fábrica da Cidadania. Duas vezes por mês as participantes utilizam o laboratório do Prédio Verde do Campus 2 da Feevale (RS 239, 2755, bairro Vila Nova). O horário é das 13h às 16h.

Fábrica da Cidadania

A Fábrica da Cidadania é um local de trabalho coletivo que funciona junto ao CRAS Canudos 1. A proposta é promover uma ação transformadora através da capacitação, da solidariedade e da cooperação. O projeto se caracteriza por oportunizar alternativas que permitem o exercício da cidadania para a uma parcela menos favorecida da população.