CRAS Santo Afonso desenvolve programa de apoio a idosos e jovens

Horta comunitária é uma das atividades promovidas pelo projeto

Publicada em 28/08/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Horta comunitária é uma das atividades promovidas no CRAS Santo Afonso - Foto: José Renato Oliveira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolvem inúmeros projetos e ações para a comunidade. No CRAS Santo Afonso existe o “serviço de convivência e fortalecimento de vínculo”. Um programa com encontros semanais nas manhãs das terças-feiras, onde cerca de 15 idosos e jovens participam, dentre várias atividades, do cultivo de uma horta comunitária, com o plantio de tomates, frutas, temperos verdes, entre outros.

De acordo com a psicóloga Eduarda Torres, o atendimento à comunidade é realizado abordando os aspectos emocionais e sociais, fornecendo o apoio necessário para as resoluções de possíveis problemas pessoais, utilizando-se de ações que exercitem o trabalho em equipe, a compreensão do eu e o contato com a terra. “Resolvemos trabalhar por meio da horta, do cultivo e plantio algumas questões que achávamos importante, que tinham uma demanda no CRAS. Acreditamos ser relevante este tipo de trabalho, podendo ser benéfico para a pessoa e a família”, destaca a psicóloga.

Participa também do projeto a estagiária de Serviço Social, Karine dos Santos. Qualquer cidadão pode participar dos projetos do CRAS Santo Afonso, que fica localizado na rua Buenos Aires, 217. Mais informações no telefone 3525-0741.