Coordenadoria do Cadastro Único informa equipes vinculadas à SDS sobre as regras e benefícios da ID Jovem

Programa federal que dá direito à identidade foi apresentado nesta semana no 3º andar da Casa da Cidadania, no Centro

Publicada em 27/07/2017 - Atualizada em 16/10/2024
A coordenadora do Cadastro Único, Amanda Nunes, leva informações importantes sobre documento que traz vantagens a quem tem entre 15 e 29 anos - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

Agosto é considerado o Mês da Juventude. No Brasil, pela comemoração do Dia do Estudante no dia 11 do oitavo mês. E também está marcado no calendário internacional o Dia da Juventude, porém, no próximo dia 12.

Para trabalhar a importância dessas datas, a Secretaria Nacional da Juventude tem preparado ações, como a divulgação ainda mais intensa, pelos Estados e municípios, do programa federal Identidade Jovem (ID Jovem). A documentação para jovens de baixa renda segue o que está disposto no Decreto 8537/2015. São milhões de brasileiros, entre 15 e 29 anos, que terão direitos para um desenvolvimento mais pleno garantidos pelo Estatuto da Juventude (Lei número 12.852/2013).

Dentro dessa proposta, o setor responsável pelo Cadastro Único (CadÚnico) na cidade, localizado no terceiro andar da Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20, no Centro de Novo Hamburgo), reuniu no fim de tarde desta quarta-feira, dia 26, seus estagiários, representantes do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) para apresentar as vantagens e as exigências a fim garantir à juventude mais acesso a transporte coletivo interestadual, cultura, esporte e lazer por meio da ID Jovem.

A coordenadora do Cadastro Único no Município, Amanda Nunes, destaca que a ID Jovem tem o mesmo calendário operacional do Bolsa Família. “O CadÚnico, justamente, permite ingresso a vários programas, inclusive a essa identidade.” Ela acrescenta que, além do acesso facilitado por aplicativo, o documento pode ser impresso com auxílio da Internet e sua validade, neste caso, é de mais de cem dias. Para isso, recomenda-se o contato com o Cadastro Único para mais informações. “Conforme relatório da base de dados do CadÚnico, Novo Hamburgo tem mais de 8,4 mil jovens aptos a participar da ID Jovem”, assinala. “Esse grupo tem de estar bem informado sobre os seus direitos.”

A quem se destina a ID Jovem?

A jovens entre 15 e 29 anos – Imprescindível que esteja nessa faixa etária para receber o benefício, que vale também a quem não é estudante

Estar inscrito no Cadastro Único do governo federal – Para incluir e atualizar seus dados, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu território

Estar com o cadastro em dia – Os dados no CadÚnico devem estar atualizados há pelo menos 24 meses

Comprovação de baixa renda – O jovem deve pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos

Saber o NIS – É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Você não sabe? Se não, consulte no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho ou no aplicativo do ID Jovem, disponível gratuitamente para Android, iPhone e Windows.

Galeria da notícia