Conferências Livres reuniram jovens em Lomba Grande
Na atividade, órgãos e documentos públicos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CDMCA), foram apresentados aos presentes. “A novidade desse ano, nas Conferências Livres, é que os jovens estão presentes, falando sobre eles mesmos, seus anseios, angústias e demais demandas”, explica a secretária-executiva dos Conselhos Municipais, Gabriela Pruch. “Nestes três dias de Conferências tivemos uma participação interessante da comunidade, que aderiu a ideia. A maior parte deles é de crianças e adolescentes, que são os principais interessados nesse momento”, complementa Nice Oliveira, secretária do CMDCA. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o CMDCA.
A Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Lomba Grande se encarregou de reunir esse público para a participação. De acordo com a coordenadora da URAS, Carla Fernanda Moehleke Jacobsen, esse evento serve para o fortalecimento do trabalho já desempenhado no local. “Aqui, eles podem expor tudo o que desenvolvem nas atividades ensinadas na Unidade”, enfatiza Carla. Estiveram presentes as escolas municipais Professora Helena Canho Sampaio, Castro Alves, José de Anchieta, Bento Gonçalves e Presidente Washington Luiz.
O coordenador do Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Helena Canho Sampaio, José Rodolfo Gomes, levou os seus alunos do 2º, 3º e 4º ano para participar das atividades. Segundo Gomes, o assunto criança e adolescente já é trabalhado na Escola. “Trouxe eles aqui para otimizar o que aprendemos em sala de aula. É de grande importância eles saberem o que é destinado para eles, quando se trata de políticas públicas”, descreve o coordenador.
Oficinas abordaram o tema
De uma maneira mais descontraída, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi tratado em quatro oficinas (Oficina de Fanzine, Oficina de Protagonismo Infantil, com a Hora do Conto, oficina de Fotografia de Celular e oficina de Hip Hop). O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Helena Canho Sampaio, Erik José Silva de Lima, de 10 anos, optou pela oficina de Hip Hop. O garoto diz que escolheu essa modalidade por querer saber mais do ritmo. “Não foi somente o ritmo e a música que eu aprendi na oficina, mas também sobre o ECA e o CMDCA. Isso vai me auxiliar no futuro, quando eu quiser orientar alguém a respeito disso, claro, além de ser importante para mim, que já sei os meus deveres agora”, explana o menino do 4º ano.
Delegados
Sempre ao final das Conferências Livres, são escolhidos os delegados que posteriormente representarão a Cidade na 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ali, serão expostas todas as demandas reunidas nos dias de reunião. A 9ª Conferência ocorre no dia 21 de maio. Nela, novamente serão escolhidos outros delegados para participação na Conferência Estadual, que vai ocorrer no 2º semestre de 2015, no qual, mais uma vez, é feita a escolha de representantes para a Conferência Nacional, que acontece em dezembro, em Brasília.
Confira a programação:
09/04 - EMEF Boa Saúde (Av. 22 de Outubro, s/nº, Boa Saúde), tarde;
10/04 – EMEF Vereador Arnaldo Reinhart (Rua Ângelo Provenzano, 705, Canudos), tarde;
05/05 – EMEF Monteiro Lobato (Rua Irmã Lina, 240, São Jorge), tarde;
06/05 - Território da Paz (Rua Arthur Momberger, 1072, Kephas), tarde;
07/05 - CTG Recanto Gaúcho (Rua Aquarius, 163, Roselândia), tarde;
12/05 – EEEM Ant. Borges de Medeiros (Rua Ipiranga, 430, Rondônia), tarde;
13/05 - IENH (Rua Frederico Mentz, 526, Hamburgo Velho), manhã.