Conferência Municipal da Juventude escutou o jovem hamburguense

Publicada em 28/09/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Os jovens hamburguenses participaram da 4ª Conferência Municipal da Juventude. - Foto: Bruna Pacheco
Na manhã de segunda-feira, dia 28 de setembro, cerca de 400 jovens participaram da 4ª Conferência Municipal da Juventude, que aconteceu na Universidade Feevale, com o tema central “As várias formas de mudar o Brasil”. No evento, os resultados e as medidas que surgiram na primeira etapa do evento, composta por cinco conferências livres, nos bairros, foram votadas e definiram as próximas ações políticas públicas voltadas para a juventude da cidade. O evento, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional da Juventude, é organizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE) e da Coordenadoria Municipal de Juventude (CPJuventude).

No primeiro momento, foi lido o regulamento da Conferência, aprovado em votação. O coordenador da CPJuventude, Lucas de Lima Castioni, lembrou da história da construção de políticas públicas e dos marcos que foram construídos para os jovens, além de salientar a importância da participação dos hamburguenses. “Este é o momento do jovem da cidade, em que o poder público e os seus gestores escutam as ideias e vontades para construir uma cidade melhor”, afirma o coordenador. O prefeito Luis Lauermann esteve presente no evento e saudou todos os participantes. “As grandes lutas e mudanças tiveram participação da juventude. É a inquietação dos jovens que muda o cenário”, afirmou.

O presidente do COMJUVE, João da Rosa, salienta que já foi construído muito pela juventude da cidade, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. A vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, viajou de Brasília a Novo Hamburgo para acompanhar a conferência e disse que estava surpreendida com a participação da cidade. “Ficamos felizes em saber que tem uma cidade tão alinhada nas políticas públicas para a juventude”, afirmou.

Os resultados da 4ª Conferência Municipal da Juventude ajudarão a construir as políticas públicas para a juventude do Município. Um documento será formulado e ficará à disposição da população na CPJuventude e com a COMJUVE. Em outubro, acontecerá a Conferência Estadual e os delegados de Novo Hamburgo levarão as ideais dos jovens hamburguenses.