Conferência Municipal discutiu políticas para as Mulheres

Publicada em 14/09/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Com o tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres, o encontro proporcionou discussão sobre as políticas implementadas no Município, trazendo opiniões e avaliações, além de sugerir prioridades. - Foto: Ivan Lauffer
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), realizou na tarde de sábado, 12 de setembro, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento lotou a sala do 2º andar da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Não há palavras para descrever o trabalho singular que cada uma dessas mulheres fez pela nossa cidade”, ressaltou o prefeito Luis Lauermann durante a abertura.

Com o tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres, o encontro proporcionou discussão sobre as políticas implementadas no Município, trazendo opiniões e avaliações, além de sugerir prioridades. “Queremos superar a cultura do domínio, contra a qual já lutamos há anos e, com eventos como esse, teremos mais força e energia para continuar avançando”, afirmou a titular da CMulher, Anita de Oliveira. A Primeira-dama, Jorgia Seibel, também participou do evento colaborando com os debates.

A Conferência Municipal faz parte do eixo de conferências que acontecerão no país inteiro. A assistente administrativa Jaqueline Odete Erthal, 40 anos, se inscreveu para participar da ação. “Aqui nós podemos discutir e tomar iniciativas, sem esperar que os homens façam por nós”, explicou Jaqueline. A atividade trouxe resultados dos três pré-encontros que ocorreram nos bairros Vila Diehl, Santo Afonso e Centro, todos com o apoio do grupo de apoio Mãos Dadas.

Próximos passos

A próxima etapa de debates é a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre, onde serão escolhidas as delegadas para a Conferência Nacional, que será realizada entre 15 e 18 de março de 2016.