Conferência definiu futuro da Educação em Novo Hamburgo

Publicada em 10/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Da esquerda para a direita: Dinora Correa da Cunha, Maria Inês Justen, Bruno da Silva Almeida e Jussara Machado da Silva. - Foto: Robson Nunes
Pais, alunos, professores e funcionários das escolas da rede municipal de ensino reunidos com um só propósito: traçar novas metas para o desenvolvimento e o futuro da Educação. Assim foi o desfecho da Conferência Municipal da Educação de Novo Hamburgo, atividade desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), que ocorreu no sábado, dia 8 de outubro. Reunidos na Fenac, cerca de 400 delegados representaram suas comunidades escolares para tratar e analisar quatro eixos estruturantes do setor: Avaliação, Gestão Democrática, Princípios de Convivência e Inclusão, Diversidade e Igualdade. Outros dois eixos já haviam sido discutidos na primeira etapa da Conferência, que ocorreu no dia 20 de agosto, nomeados como Educação Ambiental e Sustentabilidade e Currículo, Tempos e Espaços na Escola.

Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário da Educação, Alberto Carabajal, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ciro Lemos e a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo, Luciana Martins, além do vereador Alex Rönnau. Tarcísio ressaltou a importância de se discutir a educação de forma democrática, além das conquistas do atual governo na área. “Temos que estabelecer metas e ações ousadas para o Município, pois só assim poderemos oferecer uma educação cada vez melhor. Estamos implantando novas estruturas e melhorando as nossas escolas”, citou. Da mesma forma, Carabajal se disse orgulhoso do trabalho desenvolvido e pelo comprometimento dos educadores e comunidade escolar. “Estamos aqui trabalhando resoluções que vem de baixo para cima e vão guiar nossas caminhadas pelos próximos anos”, disse referindo-se ao conjunto de normas em que a população hamburguense discutiu de forma ampla e democrática.

Participação de todos

Provando que a mescla de público foi possível durante a construção dos novos rumos da Educação de Novo Hamburgo, várias escolas estiveram representadas com pais, funcionários, professores e alunos. Alinhados em uma das fileiras estavam os representantes da Escola Marcos Moog: a diretora Dinorá Correa da Cunha, a coordenadora pedagógica Maria Inês Justen, o aluno Bruno da Silva Almeida, 11, que estuda no quinto ano, e sua mãe Jussara Machado da Silva, 49. “Viemos para participar e escutar”, disse Bruno, enquanto Jussara destacava o momento. “Estamos muito orgulhosos de representar a escola”, completou.

Definições

Ao final da Conferência foram formalizadas as principais demandas e situações que nortearão os trabalhos da Educação em Novo Hamburgo. Entre elas a importância da retomada dos processos de avaliação que qualificam a prática pedagógica, a implementação de Conselhos Escolares e melhorias nos processos de eleições de diretores, investimentos para manutenção de escolas municipais, participação da comunidade escolar, valorização, igualdade de direitos e respeito à diversidade, formação profissional direcionada e parcerias com secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde.