Conferência de Cultura discute Plano e renova Conselho

Publicada em 18/04/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Titular da SECULT, Carlos Mosmann destacou a importância do momento para o cenário cultural. - Foto: Vanessa Monni

Representantes de vários segmentos culturais de Novo Hamburgo, estiveram reunidos no sábado, 16 de abril, no Espaço Cultural Albano Hartz, para debater o Plano Municipal de Cultura e escolher os novos representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O evento foi uma realização da Administração, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) com articulação do CMPC. Na ocasião também, foi apresentado o novo portal da SECULT.

Compareceram no encontro, 122 pessoas ligadas a diversos segmentos culturais como dança, literatura, patrimônio histórico, artes plásticas, audiovisual, produção cultural, circo, música, teatro e cultura popular. “Esse momento é de extrema importância para o cenário cultural de nosso Município”, destaca o chefe do executivo hamburguense, Luis Lauermann. “É importante ceder a palavra aos vários segmentos da cultura. Isso mostra o quanto a Administração se mostra interessada em propor espaços como este”, destaca a técnica do Ministério da Cultura, Clara Cristina Zitkoski.

Escolha dos novos conselheiros segue em aberto

Devido à forte participação no debate sobre o Plano e sobre a escolha dos novos representantes, a Conferência ficou em aberto para que os fóruns setoriais possam acrescentar contribuições e definir sua representação com mais profundidade no diálogo. A reunião para as definições ficou marcada para o próximo dia 25 de abril. Assim, cada segmento cultural poderá realizar fóruns setoriais para indicação de seus conselheiros titulares e suplentes, bem como fazer apontamentos a serem anexados no Plano Municipal de Cultura. “Estamos qualificando a gestão pública da cultura através de práticas democráticas e participação efetiva da sociedade”, frisa o secretário municipal de Cultura, Carlos Mosmann.

Galeria da notícia