Comunidade passa a contar com 18 novos ônibus adaptados

Em seu discurso, o prefeito Lauermann disse que entregar esse número de veículos adaptados é uma conquista significativa e sem precedentes para a cidade. “Estamos em um trabalho contínuo de interesse público de todos nós, através de um processo permanente com o objetivo de ofertar um serviço público de extrema necessidade e de profunda importância para o conjunto de desenvolvimento da nossa cidade, que é o transporte coletivo com acessibilidade. Esse é um marco sem precedentes, pois temos em um único momento a entrega de 18 veículos, todos eles adaptados”, destacou.
O prefeito também lembrou de outras melhorias que beneficiarão as pessoas com necessidades especiais. “Em Novo Hamburgo estamos construindo o primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no bairro Rondônia. Nossa cidade é a única do estado que aderiu ao programa. Com isso vamos atender as demandas locais de mais 14 municípios. Esses investimentos da Administração representam mais qualidade de vida para todos”, considerou Lauermann, que estendeu os cumprimentos a todos os trabalhadores do transporte público, motoristas, cobradores e demais colaboradores, elogiando os profissionais pela dedicação, educação, e por zelarem pela segurança dos passageiros.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim, ressalta que todos os 18 novos ônibus são adaptados para o transporte de passageiros com deficiência. “Esse reforço na frota significa um avanço para a população hamburguense e especialmente para as pessoas que precisam desses equipamentos para a sua mobilidade. O transporte público de Novo Hamburgo movimenta cerca de 50 mil pessoas/dia, e essas melhorias fazem a diferença, ao promover um transporte de qualidade. Parabenizo as empresas que adquiriram esses novos ônibus ampliando a frota a serviço da nossa comunidade. Um investimento de mais de R$ 5 milhões qualificando o transporte público no município”, salientou.
Para a representante das Empresas Operadoras do Sistema de Transporte Urbano, Sheila Kreuz Fiori, a comunidade é quem sai ganhando com a renovação da frota. “Nessa oportunidade temos a alegria e a satisfação de apresentar à comunidade hamburguense mais 18 novos ônibus para a renovação da frota do sistema de transporte coletivo municipal. A renovação da frota de ônibus tem sido meta prioritária dos empresários operadores do sistema de transporte, para preservar a qualidade do serviço e a economia de manutenção. Vamos continuar perseguindo essa meta, esse é o nosso desejo e também obrigação, por entendermos que a comunidade usuária desse serviço público merece a nossa atenção e dedicação”, disse.
O coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), Darwin Kremer, comemorou a novidade. “Esse é um momento importante para nossa cidade, em especial para aquelas pessoas que agora passam a ter ampliada a acessibilidade nos coletivos”, apontou. Quem também comemorou foi o casal de aposentados, Eli Boner, 84 anos, e Rodolfo Boner, 80 anos. Moradores do bairro Pátria Nova, disseram que apesar de terem carro, preferem fazer os deslocamentos de ônibus. “Viemos ver de perto os ônibus novos. Acredito que vai facilitar a vida de todos que precisam de um transporte especial”, exaltou dona Eli.
Com os novos ônibus, Novo Hamburgo passa a contar com 72 veículos adaptados. No total, a frota da cidade soma 192 ônibus à disposição da população. Ao final da solenidade, o prefeito, juntamente dos empresários e autoridades, conheceu os veículos e testou as rampas especiais para pessoas com deficiência, juntamente do titular da CPPD, Darwin Kremer.