Comitê PopRua avança nos trabalhos com a posse dos integrantes do grupo intersetorial que passa a atuar em Novo Hamburgo até 2019

Na noite de quarta-feira, dia 5, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou uma plenária na Casa dos Conselhos, situada no Centro da cidade, para a cerimônia de posse dos membros do Comitê PopRua em Novo Hamburgo. Foram empossados os 12 integrantes da composição, tanto do poder público, por meio das secretarias municipais, quanto da sociedade civil.
Estão eleitos para os trabalhos do grupo intersetorial os representantes Sharon Key Robertt Laborido, Davi Josélio da Silva, Neli Santos da Silveira, Carmem Regina Giongo, Nelson Escobar Martins, Roni Antônio Gomes, Juliana Beatriz Forneck, Elivelson Rodrigo Colissi, Maiquel Carvalhaes, Binô Zwetsch, Carlos Ramone Kreuz e Ana Lúcia Orengo Guiel,
Dentre eles, um representante do poder público e dois da sociedade civil irão coordenar o Comitê Pop Rua no Município. Definido na plenária, o trio é formado pelo titular Roni Antônio Gomes (Centro Pop), pelo poder público, junto ao representante municipal do Movimento Nacional da População de Rua, Nelson Escobar Martins, e Davi Josélio da Silva, como uma liderança da Horta Comunitária Joanna de Ângelis.
O secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Roberto Daniel Bota, destacou em sua fala durante o encontro o quanto é importante desenvolver a sensibilização de toda a sociedade em relação às pessoas em situação de rua, que enfrentam vulnerabilidades. “A constituição do Comitê PopRua-NH é um trabalho em rede, que tem no Centro Pop o seu ponto de convergência”, reiterou. “A gente está se referindo a uma população que por muito tempo foi invisível e que precisa ser vista por todos.”
O titular da SDS enfatizou que a recessão econômica enfrentada no País atualmente também se apresenta como o momento de se fazer as articulações sociais necessárias a fim de vencer dificuldades. “Quando estamos no quentinho das nossas camas, a gente se esquece de quem está lá fora, enfrentando o frio e a chuva, e isso tem de mudar”, completou.
Estavam presentes na plenária a diretora municipal da Saúde, Maristela Saul, que explanou sobre o Consultório de Rua, e Nathaniel Raymundo como representante do Comitê PopRua do Estado do Rio Grande do Sul.
Vale o registro:
Em 28 de agosto deste ano, a prefeita Fátima Daudt assinou o Decreto Nº 8460/2018, que dispõe sobre a nomeação e posse dos membros do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua com vistas à Gestão 2018/2019.