Começa a Semana Farroupilha de Novo Hamburgo

Publicado em 16/09/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
À esquerda, Dr. Antônio Fagan com um papel na mão pega a centelha da chama crioula em um lampião segurada por dois homens em um mastro
Dr. Antônio Fagan (E) recepcionou a chama na abertura da Semana Farroupilha na Fenac
Crédito
Lú Freitas

A chama que carrega consigo o simbolismo da cultura e do orgulho das tradições gaúchas ingressou na Fenac depois das 18 horas de sábado, 15, e marcou oficialmente o início da Semana Farroupilha de Novo Hamburgo deste ano.

O prefeito em exercício, Dr. Antônio Fagan, e patrões de CTGs e DTGs do município recepcionaram a chama trazida do CTG Terra Nativa no bairro Canudos por cavalarianos. “É um momento impar e muito emocionante estar à frente da Prefeitura de Novo Hamburgo, principalmente, em uma semana em que a gente começa um modelo novo, em um novo espaço”, disse Fagan.

E o local é a grande novidade desta edição da Semana Farroupilha hamburguense. Pela primeira vez, a Fenac abriga o evento até o dia 20. “É uma satisfação muito grande para a Secretaria de Cultura participar deste embrião que a gente começa a perceber. É um momento em que a cidade, e não só o tradicionalismo, abraçam a Semana Farroupilha de uma maneira diferente. Vir para a Fenac foi uma decisão arriscada, talvez, mas extremamente certeira porque a gente constrói a partir desta infraestrutura existente, a partir do acesso, seja por carro, a pé ou trem, para participar das atividades”, ressaltou Ralfe Cardoso, secretário de Cultura de Novo Hamburgo. “É um prazer para nós estarmos comemorando o início da Semana Farroupilha, com uma nova semente aqui na Fenac, pensada entre todos os CTGs junto à Secretaria de Cultura, por motivos bastantes interessantes, pois estamos pensando no futuro como um todo, no potencial de Novo Hamburgo de fazer grandes festivais e grandes eventos tradicionalistas. Por isso, se optou em um local mais central”, completou Luiz Franzen, representantes dos CTGs e DTGs. Na mesma linha, falou o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Alberto Moser. “É um momento ímpar dentro das organizações de Semana Farroupilha de Novo Hamburgo. Eu acho que um pontapé inicial foi dado de uma coisa muito importante, que nós vamos colher os frutos daqui a alguns anos, em um local que propicia o fácil acesso para toda a comunidade hamburguense”.

A abertura da Semana Farroupilha contou ainda com as apresentações das invernadas dos CTGs Essência da Tradição, Porteira Velha, Estância da Liberdade e Vozes do Porteira, junto ao Coral. O primeiro dia dos festejos encerrou com o baile animado pelo grupo Eco do Pampa depois da abertura do grupo Instinto Campeiro.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) com apoio das Entidades Tradicionalistas da cidade. O evento segue até o dia 20 deste mês na Fenac (Pavilhão 4N - Avenida Nações Unidas, 3825), com atividades gratuitas.

Desfile

No dia 20, ocorre o grande Desfile Farroupilha de Novo Hamburgo, a partir das 9 horas. A atividade será realizada na Avenida Pedro Adams Filho, no trecho entre as ruas Júlio Aichinger e Marcílio Dias, e contará com a participação de escolas municipais, estaduais, entidades, DTGs, CTGs e MTGs, além da Guarda Mirim e da Brigada Militar.

Estacionamento

A entrada do evento será pela Avenida Nações Unidas, com estacionamento no valor de R$ 10,00.

Programação

Confira a programação da Semana Farroupilha de Novo Hamburgo:

Domingo, 16 de setembro

- 16h: Invernadas Artísticas dos CTGs de Novo Hamburgo

- 19h: Show com Mano Lima e Grupo M´Bororé

Quarta-feira, 19 de setembro

- 20h: Baile com Lincon Ramos

Quinta-feira, 20 de setembro

- 9h: Desfile Farroupilha de Novo Hamburgo

- 13h30: Show com João Luiz Correa

- 15h45: Show com Elton Saldanha

- 17h: Show com César Oliveira e Rogério Melo