Começa no dia 27 de setembro o 1° Aldeia Sesc Novo Hamburgo

Começa no dia 27 de setembro o 1° Aldeia Sesc Novo Hamburgo

Linha de apoio
Em uma promoção do Sesc/RS e Secretaria de Cultura, a Praça 20 de Setembro estará recheada de atrações gratuitas e abertas a toda comunidade de 27 a 30 de setembro
Publicado em 13/09/2018 - Editado em 24/09/2018
Barlavento Quarteto de Saxofones tocou durante o lançamento do evento
Crédito
Rafael Petry

Novo Hamburgo recebe de 27 a 30 de setembro uma celebração à cultura e à diversidade com o 1º Aldeia Sesc. Durante o lançamento da iniciativa, na quarta-feira, 12, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, tanto os realizadores quanto artistas que estarão na programação desta primeira edição demonstraram a satisfação em concretizar a realização do evento na cidade.

“Esta é uma noite muito feliz, pois Novo Hamburgo passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades gaúchas que realiza o Aldeia Sesc, isso nos orgulha muito”, comentou a gerente do Sesc Novo Hamburgo, Miriam Maciel da Rosa Plentz. “Conquistamos o Aldeia Sesc, que tanto queríamos ter no nosso município. Esta é uma iniciativa cheia de ingredientes, que inclui a cultura local. Agradecemos ao Sesc que a tanto tempo semeia este importante conceito, viabilizando carreiras e incentivando o desenvolvimento da área. Novo Hamburgo enxerga isto como uma conquista”, disse o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso. “Para a Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, estamos trazendo uma ideia e um conceito que tem dentro de si uma série de iniciativas.  E com isso, através da cultura, o reconhecimento profissional de quem atua na arte na nossa cidade e Região. É um momento muito importante e de muita alegria para todos nós”, complementou.

Para o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Alves Bento, o momento é de celebração na cultura. “Este evento é muito importante para nós, pois são realizados em 39 cidades brasileiras, sendo 4 aqui do RS: Caxias do Sul, Santa Rosa, São Leopoldo e agora Novo Hamburgo. A cultura local é fundamental para esta construção, que é sempre conjunta e tem que ser. Vejo que em Novo Hamburgo, isto já nasce concretizado. Reforço que é extremamente importante que a classe artística compre esta ideia e esteja conosco, quem ganha é a cultura”.

Sobre o 1º Aldeia Sesc Novo Hamburgo - A programação é totalmente gratuita e acontece de 27 a 30 de setembro, na Praça 20 de Setembro (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg - em frente ao Teatro Municipal). Numa realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Cultura, estão previstas apresentações de teatro, música, sessões de cinema, oficinas e uma feira temática. Mais informações pelo telefone (51) 3593-6700, no site www.sesc-rs.com.br/novo_hamburgo e na página www.facebook.com/sescnovohamburgo.

A abertura oficial da programação ocorre com o show de Vitor Ramil, às 19h30, de 27 de setembro. O gaúcho é um dos artistas contemporâneos mais reconhecidos do Rio Grande do Sul. Cantor, compositor e escritor, é natural de Pelotas e conta com uma carreira com mais de 30 anos de atividade. Ao longo dos anos produziu onze álbuns musicais, publicou quatro livros, foi indicado 25 vezes ao Prêmio Açorianos e, deste, recebeu 14 títulos. O músico possui músicas gravadas por Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Jorge Drexler, Ney Matogrosso e com Caetano Veloso e Fito Paez, entre outros.

Já no dia 28/09, um dos destaques das atrações é o show da banda porto-alegrense Dingo Bells, às 20h. O conjunto possui três álbuns lançados. Desde o primeiro já ganhou destaque no cenário musical gaúcho, recebendo dois troféus do Prêmio Açorianos de Música 2015, nas categorias Composição Pop e Projeto Gráfico, pelo álbum “Maravilhas da Vida Moderna”. O grupo já se apresentou em diversos estados brasileiros e festivais, abrindo shows para artistas como Criolo, Nando Reis, a banda Natiruts, entre outros. Atualmente o conjunto divulga o seu terceiro disco, “Todo Mundo Vai Mudar”.

No sábado (29/09), um dos destaques é o “Festeja Hamburgo Velho”, com feira de artesanato, produtos naturais e gastronomia. Além disso, às 18h haverá o show musical “50 Tons de Preta”; e às 20h, teatro adulto “As Mulheres do Aluá”, de Rondônia que está em circulação pelo RS dentro da programação do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc.

O Aldeia Sesc segue até domingo (30/09), quando ocorre a Feira Medieval - Bando Celta. Das 11h às 19h, a Praça 20 de Setembro vai se tornar uma vila medieval característica em cenário, figurinos, costumes, cultura e gastronomia. O evento prevê apresentações musicais, de dança, teatro, artesanato, expositores de cutelaria, tecelagem, artesanato, demonstrações de lutas medievais, oficina de Arqueirismo e Swordplay, entre outras atividades. Confira a programação completa abaixo.

1º Aldeia Sesc – Novo Hamburgo

Data: 27 a 30 de setembro (Quinta a Domingo)

Realização: Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Prefeitura de Novo Hamburgo

Evento gratuito

PROGRAMAÇÃO

Local: Praça 20 de Setembro (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg - em frente ao Teatro Municipal)

27/09 (Quinta-feira)

14h

Filme Netto e o Domador de Cavalos - Ficção Histórica - Aventura | 2006 | 95 min | Livre
Com presença de Tabajara Ruas

16h30

Cortejo no Centro com a “Caravana Belessa” do Circo de Bolso

18h

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo

19h

Abertura Oficial com Show Musical “Vitor Ramil”

28/09 (Sexta-feira)

09h e 14h

Espetáculo Infantil de teatro “A Águia e a Galinha”, da Cia Entrelinhas

10h

Oficina de Bonecas com a Cia Entrelinhas

Inscrições prévias a partir do dia 06 de setembro no Sesc pelo fone (51) 3593-6700

Público-alvo: Estudantes / Idade 07 a 10 anos

15h30

Oficina de Grafite com Rafael Jung

Inscrições prévias a partir do dia 06 de setembro no Sesc pelo fone (51) 3593-6700

Público-alvo: Estudantes / Idade 11 a 16 anos

18h

Show com o “Choro é Livre”

20h

Show Musical “Banda Dingo Bells”

29/09 (Sábado)

Atividade durante todo o sábado
Expositores Festeja Hamburgo Velho (gastronomia, artesanato, artes)

14h

Oficina de Bolhas de Sabão com Tomé Rodrigues, do Circo de Bolso

Inscrições prévias a partir do dia 06 de setembro no Sesc pelo fone (51) 3593-6700

Público-alvo: Estudantes / Idade 04 a 10 anos

15h30

Banda Sunset Montain

18h

Show Musical “50 Tons de Preta”

20h

Teatro adulto “As Mulheres do Aluá (RO)”, do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc na Casa das Artes

30/09 (Domingo)

Das 11h às 19h

Festival Medieval – Bando Celta, com música, dança, gastronomia, oficinas e exposições.