Começa capacitação de produtores para o Programa Turismo Rural

Começa capacitação de produtores para o Programa Turismo Rural

Linha de apoio
Primeiro encontro foi nesta segunda-feira, na sede da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural
Publicado em 28/01/2020 - Editado em 30/01/2020
Secretária Paraskevi, prefeita Fátima e o diretor Deivid no primeiro dia do encontro
Crédito
Lu Freitas

Começou, nesta segunda-feira, dia 27, a capacitação de produtores rurais para que se tornem atores no fomento ao turismo no município. Por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), 15 produtores participaram do primeiro módulo, encontro que teve a presença da titular da Sedec, Paraskevi Bessa-Rodrigues, e da prefeita Fátima Daudt. O primeiro módulo da capacitação ocorreu na sede da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural.

A iniciativa se dá em parceria com o Senar e com o Sindicato Rural de São Leopoldo e Novo Hamburgo que levam ao bairro rural de Lomba de Grande o Programa de Turismo Rural. O diretor de Turismo, Deivid Schu, avalia de maneira bastante positiva o início da capacitação. “O trabalho do primeiro dia foi muito bom e em ótima hora, pois também agrega o grupo para as discussões do Plano Municipal de Turismo. Depois de mais de um ano de tratativas com o Senar para trazer este programa de capacitação, e após palestras de divulgação que atingiram quase 100 empreendedores de Lomba Grande, temos um selecionado e qualificado grupo, e a garantia do Senar de que novas turmas poderão ser formadas se mais empreendedores manifestarem interesse”, afirma o diretor.

O programa tem por objetivo qualificar e capacitar gratuitamente os empreendedores que já atuam em alguma das vertentes do turismo, além de estimular novos negócios no setor. A capacitação, que terá oito encontro, envolve temáticas como a identificação e a seleção de oportunidades de negócios, planejamento, acolhida no meio rural, roteiros, implantação de pontos de vendas de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, passando pela cozinha rural e seus segredos até os serviços de restaurante rural.