Ciclos de Cinema retorna à Casa das Artes em edição de verão com exibição de cinco filmes

Ciclos de Cinema retorna à Casa das Artes em edição de verão com exibição de cinco filmes

Publicado em 30/01/2020 - Editado em 31/01/2020
Crédito
Arte/Cultura

Na primeira semana de fevereiro, a Casa das Artes recebe as primeiras exibições de filmes de 2020 com o projeto Ciclos de Cinema – Edição Verão, em uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura. Ao longo de três dias, cinco filmes serão exibidos para os públicos adulto e infantil, com sessões às 15h30 e às 19h na terça-feira (4) e na quinta-feira (6), e uma sessão às 17h de sábado, 8 de fevereiro.

A primeira exibição pública da Casa das Artes sob a vigência da licença guarda-chuva da ALDA Brasil será uma animação voltada para o público infantil: Operação Big Hero” conta a história do garoto prodígio Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) e sua jornada para desenvolver invenções no laboratório onde trabalha seu irmão, Tadashi Hamada. Em 2015, Operação Big Hero venceu o Oscar de Melhor Animação e foi indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria. O filme será exibido às 15h30 de terça-feira, 4 de fevereiro de 2020.

No mesmo dia, às 19h, “Pequena Miss Sunshine” será exibido, com classificação indicativa de 14 anos. A estranha família Hoover tem um pai que desenvolveu um método de autoajuda que é um fracasso, um filho que fez voto de silêncio, e um avô expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a desajeitada filha caçula, Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada. Em 2007, foi vencedor em categorias do Oscar, do BAFTA e do Independent Spirit Awards.

Na quinta-feira, 6 de fevereiro, a proposta é voltar no tempo e revisitar clássicos do cinema. Às 15h30, vamos rever as aventuras dos brinquedos de Andy, o cowboy Woody e o patrulheiro espacial Buzz Lightyear, em “Toy Story”. A animação infantil foi indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção Original com “You’ve Got a Friend”, e indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme (Comédia/Musical) e Melhor Canção Original.

Na sequência, às 19h, o jovem Marty McFly (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista chamado Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) em um Delorean DMC-12, saindo de 1985 e retornando aos anos 50. Em 1955, Marty conhece a sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. De Volta para o Futuro” foi vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, e foi indicado ao Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Canção Original, com “The Power of Love”. A classificação é livre.

E no sábado, 8 de fevereiro, a proposta da sessão é um cinema cult. Lançado em 2008, “Quem quer ser um milionário?” é um filme indiano, que conta a história de Jamal K. Malik (Dev Patel), um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Jamal se inscreve no popular programa de TV “Quem quer ser um Milionário?”, e inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. O filme foi vencedor do Oscar de 2009 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Danny Boyle), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original com “Jai Ho”, Melhor Som e Melhor Edição. Classificação etária: 16 anos.

SOBRE A LICENÇA GUARDA-CHUVA DA ALDA BRASIL

A licença guarda-chuva garante os direitos de exibição de filmes de diversas editoras e distribuidoras, tais como a Dreamworks, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM Studios), a 20th Century Fox, a Universal Pictures e a Warner Bros. A licença tem vigor por um ano e terá abrangência para até 128 espectadores por sessões que serão realizadas no Auditório Kinho Nazário, na Casa das Artes, com exibições ilimitadas de produções audiovisuais dos 35 distribuidores cinematográficos autorizados.

SOBRE A CASA DAS ARTES:

Reinaugurada em dezembro de 2018, a Casa das Artes de Novo Hamburgo, antiga SEMEC II, passou por obras de restauração e revitalização no espaço. O prédio abriga uma sala de exposições com 170 m² e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas, para apresentações de teatro, música, saraus literários, seminários, oficinas e cursos temáticos.

SERVIÇO:

O quê: Ciclos de Cinema – edição Verão

Quando: Terça-feira (4 de fevereiro) às 15h30 (Operação Big Hero) e às 19h (Pequena Miss Sunshine), Quinta-feira (6 de fevereiro) às 15h30 (Toy Story) e às 19h (De Volta para o Futuro), e Sábado (8 de fevereiro) às 17h (Quem Quer Ser um Milionário?).

Local: Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59 – Centro, Novo Hamburgo)