Cerimônia marca abertura da 1ª Paralimpíada Escolar de Novo Hamburgo

Publicado em 01/10/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:26
Lucas acendendo a chama em um ginásio
O hamburguense Lucas Bonalume Vieira acendeu a chama durante a abertura
Crédito
Lú Freitas

Alunos, professores e atletas se reuniram na tarde desta segunda-feira, 1º de outubro, para a cerimônia de abertura da 1ª Paralimpíada Escolar. Organizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir das secretarias de Educação (SMED) e de Esporte e Lazer (SMEL), a atividade acontecerá durante o mês de outubro com a disputa de seis modalidades esportivas. “Serão momentos para conhecer colegas de outras escolas e também para vivenciar novas experiências a partir do esporte”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli. Realizada no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, a cerimônia contou com a participação de representantes das escolas, além de autoridades e atletas.

A Paralimpíada é destinada a alunos com deficiência física ou intelectual, matriculados nas escolas municipais, estaduais e privadas da cidade. A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento do esporte educacional olímpico de forma educativa, participativa e competitiva. “É um orgulho para a cidade realizar um evento esportivo como este”, ressaltou o titular da SMEL, Jorginho Schmidt.

Durante o mês de outubro serão promovidos encontros para prática e disputa de seis modalidades paralímpicas: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Judô, Xadrez e Bocha Adaptada. A expectativa da organização é de que cerca de 300 crianças e jovens participem dos jogos. Todos os atletas receberão premiação e os melhores colocados serão destacados.

Inspiração

A cerimônia de abertura contou a participação de atletas da cidade e região. Para motivar os jovens participantes da Paralímpiada, estiveram presentes o jogador da seleção brasileira de vôlei para surdos, o hamburguense Lucas Bonalume Vieira e os atletas de natação da Equipe Esporte Mais do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, Alexandre Barbosa, Larissa Rodrigues, Wallison Fortes e o também hamburguense, Júlio Beck. “A deficiência faz parte de nós mas não nos define. O esporte vai ajudar vocês a superarem os desafios”, enfatizou Lucas.

Cronograma

3/10 – Judô (Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo)

9/10 – Atletismo (Feevale)

27/10 – Natação (Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo)

30/10 – Bocha Adaptada, Tênis de Mesa, Xadrez (Feevale)

Galeria da notícia

Joginho ao microfone Secretária Maristela ao microfone Crianças no ginásio segurando uma flâmula da escola Crianças dançando em pares no ginásio