Cenário na Praça conscientiza comunidade contra violência doméstica
Para a titular da CMulher, Anita de Oliveira, o Cenário na Praça dá visibilidade e cria um espaço para discussão do tema. “Queremos mostrar que esse tipo de situação pode ocorrer em qualquer lugar, por isso, construímos esse cenário, que é tão impactante para quem vê”, afirma Anita. Ainda de acordo com a coordenadora, os maus-tratos para com o público feminino podem acarretar em sequelas graves, como abstinência no trabalho, falta de atenção, culminando em um comportamento antissocial, podendo levar a depressão.
Quem passou por esse mal, mas que encontrou amparo na Praça do Imigrante ao se deparar com o cenário, foi Cindy. Ela relata que a mulher é a principal vítima do homem, e que espaços como esses ajudam a enfrentar esse medo. “Eu acredito que essa medida da Prefeitura é muito válida. As mulheres devem perder essa fobia e enfrentar o mal de frente, sabendo que tem alguém zelando por elas, como está fazendo a coordenadoria”, comentou Cindy. No dia 29 de novembro, também na Praça do Imigrante, ocorrerá a concentração para a Caminhada pelo fim da violência contra a Mulher, que será realizada nas ruas do Centro de Novo Hamburgo.
Programação dos 16 Dias de Ativismo
25/11 até 29/11 – Cenário na Praça
Para mostrar e discutir a violência doméstica, a CMulher vai montar um cenário simulando uma residência para trabalhar a conscientização.
Praça do Imigrante, Centro
Todos os dias, das 9 às 18 horas
29/11 - Caminhada pelo fim da violência contra a mulher
Início: concentração a partir das 9h30
Concentração na Praça do Imigrante, Centro
4/12 - Peça de teatro “Pois é, Vizinha!” e debate
Teatro Paschoal Carlos Magno
Início: 14 horas
Entrada gratuita com distribuição de senhas no local.