Catavida e FENAC firmam parceria na coleta de resíduos

A cada feira realizada nos pavilhões da Fenac são gerados em média dez toneladas de resíduos que podem ser destinados a reciclagem. “Somando o material de todas as feiras, é produzido durante um ano um número muito alto de resíduos, e com essa iniciativa vamos ajudar a dar um destino correto, além de oportunizar um novo espaço de coleta para o Catavida”, comenta o presidente da FENAC, Elivir Desiam. O Catavida é um programa mantido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Meio Ambiente (SEMAM).
Na oficialização da parceria, o Secretário da SDS, Hélio Pacheco, lembrou da participação dos lojistas e visitantes nessa iniciativa. “Sabemos da quantidade de resíduos produzidos, então ressaltamos que os expositores e as pessoas que passarem pelas feiras deste ano, podem doar suas caixas de papelão ou de sapato para o projeto”, ressalta. Presente também na reunião, o secretário da SEMAM, Eduardo Bonato, agradeceu a oportunidade de participar dessa ação. “É uma honra para a Secretaria de Meio Ambiente estar engajada em mais uma atividade de sustentabilidade”, comenta.
Coolabore
Na reunião que oficializou a parceria do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o Catavida, com a FENAC, também estiveram presentes os representantes da Coolabore, cooperativa vinculada ao Catavida. No encontro o presidente da Coolabore, Paulo Ricardo Bohn, ressaltou o que essa iniciativa significa para os catadores de Novo Hamburgo. “Sabemos que essa será mais uma oportunidade de trabalho, em que as pessoas irão se conscientizar e separar o material que pode ser reciclado. Isso ajudará na coleta realizada pelos catadores, pois os resíduos já estarão separados”, comenta.