Casa da Lomba passará por restauração

Publicada em 17/08/2017 - Atualizada em 17/10/2024
São estimados investimentos em torno de R$ 500 mil para a recuperação plena do espaço - Foto: Acervo/Smed

Uma administração com olhar para o futuro, mas sem esquecer do passado. É com este pensamento que um patrimônio histórico do município será restaurado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. Localizada na rua João Aloysio Allgayer, no bairro rural hamburguense, a Casa da Lomba foi tombada no ano de 2007 e o avançado estado de deterioração motivou o Executivo a decidir por intervir no prédio e resgatar esta parte da história da cidade.

Um projeto para a captação de recursos está em fase de elaboração. São estimados investimentos em torno de R$ 500 mil para a recuperação plena do espaço, que deverá seguir orientações e metodologia do Iphan e Iphae, por tratar-se de edificação tombada pelo patrimônio histórico, utilizando mão de obra especializada e materiais com qualidade certificada.

As atividades desenvolvidas na Casa da Lomba foram alocadas em outros espaços de Lomba Grande e o prédio ficará fechado até a conclusão da restauração, sem prazo definido.

Casa da Lomba

A Casa da Lomba é um importante lugar histórico da cidade. A primeira parte da casa foi construída no ano de 1860 por meio de uma mobilização dos moradores e da comunidade religiosa, que utilizavam o local como salão paroquial e escola, inclusive sendo um dos primeiros colégios do Rio Grande do Sul. Em 2011, a Prefeitura adquiriu o imóvel. Atualmente, a Casa era utilizada como espaço multicultural.